
Dia 15 de novembro, em Londres, aconteceu o evento de entrega de um dos prêmios mais importantes do mundo para o ensino de inglês, o “Global ELTons Innovation Awards 2021”, realizado pelo British Council. A coleção “Our Languages”, da “StandFor”, selo exclusivo da FTD Educação, venceu a categoria Excellence in Course Innovation (Excelência em Inovação de cursos). A editora é participante do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos.
O material didático, criado no Brasil pelo artista multimídia Alexandre Orion, foi o único concorrente da categoria produzido fora do eixo europeu. O troféu foi recebido presencialmente pela diretora adjunta de soluções complementares da FTD Educação, Ana Carolina Lopes, e por Bruno Andrade, um dos autores da coleção que participou virtualmente da cerimônia.
O prêmio foi disputado com 188 materiais inscritos, de mais de 50 países. Entre os cinco finalistas na categoria “Excelência em Inovação de Cursos”, estavam nomes como Cambridge University e Oxford University. “É um reconhecimento muito importante pois, aqui do Brasil, mostramos que sabemos ensinar inglês e alcançar esse jovem hiperconectado e fluente em tantos modos de se comunicar”, reforça Renata Lara de Moraes, gerente de idiomas da FTD.
A coleção foi premiada por seus recursos digitais e ferramentas inovadoras, como capa interativa com realidade aumentada, conteúdo multimídia e QRcodes, que levam ao canal “OUR Channel”, no Youtube, apresentado por dois adolescentes, e voltado para o público jovem. Os vídeos do canal são sempre sobre temas relevantes trabalhados nos livros e na plataforma digital iônica da FTD. O material conta, ainda, com design exclusivo, que une forma e conteúdo. Também recebeu a recomendação da entidade pelo trabalho com “igualdade, diversidade e inclusão”.
A “Our Languages” possui quatro níveis e é indicada para os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, com idades entre 11 e 14 anos. Seus conteúdos são organizados nos eixos temáticos “Identidade e Artes”; “Intervenções e Meio ambiente”; “Relações e Redes Sociais”; e “Cidadania e Jornalismo”. Suas propostas funcionam como ponto de partida para discussões críticas que consideram o aprendizado da língua inglesa de forma atual e cidadã.
“Uma característica muito especial da coleção é que sua forma é tão importante quanto o seu conteúdo. Folhear as suas páginas é sempre uma oportunidade para entrar em contato com diferentes linguagens visuais e artísticas. Por meio do aprendizado do inglês como uma língua global, suas propostas são um convite à cidadania, ao pensamento crítico e à construção de opinião. Não à toa que, além de levar o prêmio, recebemos uma recomendação pelo trabalho com igualdade, diversidade e inclusão”, analisa Renata.
“A inovação está em cada página desse projeto. Nós repensamos o processo, dialogamos constantemente, juntamos a criatividade e a técnica de profissionais de diversas áreas para criar um livro verdadeiramente lúdico e inspirador no qual o design é uma plataforma de aprendizagem instigante”, finaliza o artista, Alexandre Orion.
Acesse mais informações sobre o prêmio no site do British Council:
https://www.teachingenglish.org.uk/article/eltons-innovation-awards-2021-winners
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.