Confira os destaques de vendas da FLIP 2020

09/12/2020

Durante a última semana aconteceu a 18ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP). Pela primeira vez em formato virtual, o evento reuniu 22 autores, brasileiros e internacionais. A programação teve mais de 60 mil visualizações nas redes sociais e plataforma do evento.

Ao todo foram 12 mesas virtuais, sendo 8 ao vivo e 4 gravadas antecipadamente. Segundo Mauro Munhoz, diretor artístico da Flip, o sucesso de público da Flip Virtual 2020 demonstra que este formato, quando utilizado de maneira inovadora, pode proporcionar encontros artísticos de muita potência. 

“A videografia e o design desta edição trouxeram o espírito da Flip e o território de Paraty para a linguagem virtual, apresentando uma dinâmica inédita. Este é um momento novo para o mundo e para a Flip, que precisou se reinventar e com certeza chegará à sua vigésima edição, em 2022, tendo incorporado todas essas novas experiências e desafios”, complementa.

Dentre os destaques desta edição estão os livros Torto Arado (Companhia das Letras), de Itamar Vieira Junior; Garota, Mulher, Outras (Companhia das Letras), de Bernardine Evaristo e O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório, que estão, até o momento, entre os livros mais vendidos.

Todas as mesas continuam disponíveis no YouTube da Flip. Clique aqui para ver e rever.

Confira a lista dos 10 títulos dos autores convidados mais vendidos até o momento:

  1. Torto Arado (Companhia das Letras), de Itamar Vieira Junior
  2. Garota, Mulher, Outras (Companhia das Letras), de Bernardine Evaristo
  3. O avesso da pele (Companhia das Letras), Jeferson Tenório
  4. A Cachorra (Intrínseca), de Pilar Quintana
  5. Um apartamento em Urano (Zahar), de Paul B. Preciado
  6. Narciso em férias (Companhia das Letras), de Caetano Veloso
  7. Os viajantes (Intrínseca), de Regina Porter
  8. Saberes da Floresta (Jandaíra), de Maria Wayna Kambeba
  9. Não digam que estamos mortos (Bazar do Tempo), de Danez Smith
  10. Talvez precisemos de um nome para isso (Cepe), de Stephanie Borges

Sobre a Flip 2020

A Flip – Festa Literária Internacional de Paraty realizou, em 2020, sua 18ª edição, que aconteceu de 3 a 6 de dezembro de 2020, em formato virtual devido à pandemia do coronavírus. O evento teve o patrocínio do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial de Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocínio oficial do Itaú, com apoio do Pinheiro Neto Advogados, Uol e da Prefeitura de Paraty, entre outros parceiros.