Conheça a Todavia, nova editora do time do Brazilian Publishers

04/05/2022

A editora Todavia é a mais nova participante do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A editora ganhou um ano de adesão ao projeto quando sua obra “Tupinilândia”, originalmente publicada em 2018 no Brasil, venceu o Prêmio Jabuti 2021 na categoria apoiada pelo Brazilian Publishers: “Livro Brasileiro Publicado no Exterior”. A obra é de autoria do escritor gaúcho Samir Machado de Machado e teve os direitos autorais comprados pela editora francesa Métailié.

O título explora temáticas como o nacionalismo, memória, nostalgia e é repleto de elementos fantásticos e referências da realidade brasileira. A história se passa na década de 1980, no coração da selva amazônica, e gira em torno de uma cidade e um parque de diversões, ambos com o mesmo nome da obra.

Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, está muito feliz com a adesão da Todavia ao programa: “A vinda da editora para o Brazilian Publishers irá agregar mais ainda ao projeto: a Todavia aposta em nomes da literatura contemporânea brasileira e possui um catálogo rico e robusto em ficção e não ficção”,  cita ela com empolgação.

A Todavia

A Todavia surgiu do desejo de construir uma editora única no cenário cultural brasileiro, que pudesse encontrar a mais alta ressonância entre leitores e crítica sem abdicar da crença nas obras literárias como a principal ferramenta para a tradução do mundo. 

A editora procura restaurar – em todo o ambiente do livro – a atmosfera de uma conversa gentil e letrada entre as gerações. Isso significa trazer em primeira mão a ficção e a não ficção mais relevantes de hoje, apresentar novas traduções de clássicos da literatura, buscar obras deixadas de fora do cânone, e acompanhar de perto a carreira de autores brasileiros e estrangeiros.

Figuram entre os livros publicados pela Todavia, grandes sucessos como o best-seller “Torto Arado”, de Itamar Vieira Junior, e “Copo Vazio”, de Natalia Timerman, também um êxito em vendas no Brasil.

Acesse o site da Todavia e confira os livros de autores brasileiros publicados no Brasil pela editora. 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.