Conheça um dos personagens mais icônicos da literatura infantil brasileira

22/09/2020

O Menino Maluquinho é uma das criações mais famosas de Ziraldo Alves Pinto, importante escritor e cartunista brasileiro. A obra foi lançada em 1980 e logo se tornou um clássico da literatura infantil brasileira. Em 202, a história completa 40 anos, e segue encantando gerações de leitores no Brasil e também no exterior. 

O livro apresentou ao mundo um menino alegre, cheio de imaginação e que adora viver aventuras com os amigos, como qualquer criança. Sua marca registrada é usar uma panela na cabeça, como se fosse um chapéu. Ao longo de 40 anos, O Menino Maluquinho vendeu mais de 4 milhões de cópias, ganhou 129 diferentes edições e chegou a prateleiras de livrarias e bibliotecas em mais de 10 países. 

As maluquices do menino despertam uma grande identificação com o público em geral justamente por ser uma criança cheia de características muito comuns. No Brasil, em 1989, o livro foi adaptado em uma série de histórias em quadrinhos e, posteriormente, em filme, desenho animado e seriado de TV. O livro também ganhou versões para peças de teatro, ópera infantil, videogame e internet.

 

Sobre o autor

Ziraldo Alves Pinto nasceu no dia 24 de outubro de 1932 em Caratinga, cidade do interior do estado de Minas Gerais. Começou sua carreira nos anos 50 em jornais e revistas de expressão. Ele é pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista, caricaturista e escritor.

Em 1969 Ziraldo publicou o seu primeiro livro infantil, FLICTS, que conquistou fãs em todo o mundo. A partir de 1979 concentrou-se na produção de livros para crianças, e em 1980 lançou O Menino Maluquinho, um dos maiores fenômenos editoriais no Brasil de todos os tempos. 

Com o livro, Ziraldo firmou parceria com a editora Melhoramentos, editora que faz parte do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Ziraldo publica com a editora  há 40 anos e já lançou mais de 200 obras, que somadas representam mais de 6 milhões de exemplares. Seus trabalhos já foram traduzidos para diversos idiomas como inglês, espanhol, alemão, francês, italiano e basco.