Livro “A Coruja Que Me Contou”, da Editora Mil Caramiolas, chega à Suíça, França e Alemanha

Uma Coruja Que Me Contou
08/03/2021

A primeira edição do livro infantil “A Coruja Que Me Contou”, lançado em 2018 pela Mil Caramiolas, acaba de ganhar versões em alemão e francês. A editora é uma das participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Publicadas na Europa pela editora suíça Helvetiq, as duas versões já estão disponíveis na Alemanha, França e Suíça. Esse é o primeiro livro do catálogo da Mil Caramiolas que chega ao exterior, e tem como protagonista a Dona Coruja, uma contadora de histórias que oferece sempre uma explicação fabulosa para tudo o que não tem explicação na natureza.

A história dessa parceria começou em 2019, durante a passagem da autora e editora Lulu Lima pela Itália. Lulu participou da Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, onde teve uma breve reunião com Alizée Dalbert, da Helvetiq, através das sessões de matchmaking do evento.

“Ela se apaixonou pela abordagem criativa e pela proposta do livro de estimular, de uma forma bem própria e bem prática, a imaginação das crianças”, conta Lima. A escritora ainda comenta que a editora suíça está expandindo seu catálogo infantil, o que foi mais um motivo para o interesse pela obra. A segunda edição da coleção já está disponível no Brasil, e a terceira chega ainda este ano.

A ilustração da obra ficou por conta de Jana Glatt que, segundo Lulu Lima, é quem “deu uma alma brasileira e colorida” ao livro. Leia nosso especial Autores Brasileiros com a ilustradora clicando aqui.

Intercâmbio de ideias

Durante a parceria, a Mil Caramiolas também comprou os direitos de um livro da Helvetiq para trazer ao Brasil. A editora brasileira lançou recentemente a obra infantil “Ô de Cima”, que tem ilustrações da suíça Popy Matigot. O livro traz questões sobre o isolamento social de uma forma divertida e adequada para crianças. Em 2020, a obra entrou para a lista de melhores do ano da Revista Quatro Cinco Um.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.