Delegação brasileira traz resultados positivos da Istanbul Publishing Fellowship 2024

13/05/2024

A nona edição da Istanbul Publishing Fellowship foi marcada pelos resultados positivos trazidos pela delegação brasileira. O evento na Turquia foi o primeiro encontro editorial internacional de 2024 e gerou resultados de USD 36 mil dólares para os três representantes brasileiros. 

A participação do time brasileiro foi promovida pelo Brazilian Publishers, o projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A delegação brasileira foi composta por Gabriela Colicigno, da Agência Magh; Isabel Diegues, Editora Cobogó; Paulo Fuzinelli, da Leiturinha Sandbox Group, e Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers. 

A Istanbul Publishing Fellowship foi organizada pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, e o objetivo do evento é promover a literatura no país e uma cooperação mútua entre o mercado editorial. 

Para Sevani Matos, presidente da CBL, os resultados obtidos destacam o crescimento do mercado editorial brasileiro no cenário internacional. “Os resultados conquistados refletem não apenas o talento e a qualidade de nossos profissionais, mas também a crescente relevância internacional de nossas produções literárias. Estamos orgulhosos de contribuir para a expansão e o reconhecimento da cultura brasileira além-fronteiras.”

Para Rayanna Pereira, os resultados de Istambul representam uma conquista para as editoras. “Essa conquista reflete não apenas a qualidade do nosso trabalho, mas também a crescente valorização internacional das nossas produções literárias.”

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.

Tem interesse em participar do Brazilian Publishers? Então entre em contato com a Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br e realize a adesão ao Programa.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Conheça: https://apexbrasil.com.br/.