Dia Internacional do Livro Infantil: conheça grandes autores e ilustradores da cena brasileira

Literatura infantil BP
31/03/2021

Nesta sexta-feira, 2 abril, é celebrado no mundo inteiro o Dia Internacional do Livro Infantil. O Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) – comemora a data destacando alguns nomes importantes de autores e ilustradores que você deve conhecer.

Clicando aqui, você ainda acessa o catálogo do Brazilian Publishers repleto de obras infantis imperdíveis! Vamos lá?

Escrita

Ana Maria Machado

Ana Maria Machado é uma escritora de livros infantis e jornalista brasileira, também a primeira desse gênero a fazer parte da Academia Brasileira de Letras.

A autora publicou seu primeiro livro infantil, “Bento que Bento é o Frade”, em 1977. Foi nesse mesmo ano que recebeu o Prêmio João de Barro com o livro “História Meio ao Contrário”. Dois anos depois, abriu junto de Maria Eugênia Silveira a Malasartes, primeira livraria infantil do Brasil, que ficou aberta durante 18 anos.

Ana Maria tem mais de cem livros publicados, entre eles nove romances e oito ensaios. Com mais de 20 milhões de exemplares vendidos, seus livros já foram publicados em vinte idiomas. Entre seus prêmios, estão três Jabutis, Machado de Assis e o Hans Christian Andersen.

Otávio Júnior

Otávio Júnior é um escritor, ator, contador de histórias e produtor teatral brasileiro que ficou conhecido por abrir a primeira biblioteca nas favelas do Complexo do Alemão e no Complexo da Penha, no estado do Rio de Janeiro.

O autor nasceu e mora no Complexo do Alemão, onde coordena vários projetos com leitura, assim como no Complexo da Penha também. Em 2019, lançou o livro “Da Minha Janela” (Companhia das Letrinhas), com o qual ganhou o Prêmio Jabuti de 2020 na categoria infantil.

Ilustração

Irena Freitas

Irena Freitas é uma ilustradora atualmente baseada em Manaus, Brasil, com diversos trabalhos publicados internacionalmente. Em 2019, publicou o livro “Manaus” pela Edições Barbatana. Já em 2020, lançou “Um Dia”, pela Leiturinha. Dentre vários prêmios, Irena é uma das finalistas da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2021.

Sandra Javera

Sandra Javera é uma ilustradora com grande experiência em livros infantis. Ela é conhecida por ter ilustrado uma nova edição brasileira de “O Pequeno Príncipe”, obra de Antoine de Saint-Exupéry, lançada pela FTD em 2016. Sandra também é uma das finalistas da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2021.

Gabriela Gil

Gabriela Gil é ilustradora e trabalha com livros, revistas e publicações para o público infantil. Ela está por trás dos desenhos em “Sementinha”, livro de Nara Raggiotti, publicado pela Editora Carochinha. Gabriela também é uma das finalistas da Feira do Livro Infantil de Bolonha 2021.

Elisa Carareto

Elisa Carareto vive em São Paulo e trabalha como ilustradora, com destaque para publicações infantis. Em 2018, foi selecionada como finalista do prêmio Golden Pinwheel e ilustrou seu primeiro livro “A Avó Amarela”, publicado pela ÔZé Editora.  No ano de 2020, em nova parceria com a ÔZé, foi também a ilustradora do livro “Maremoto”.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.