Edição de 2020 da Flip é adiada para novembro

25/03/2020

Nesta segunda-feira (23), a organização da Feira Literária Internacional de Paraty anunciou o adiamento da 18ª edição do evento, que aconteceria entre os dias 29 de julho a 2 de agosto, para o mês de novembro. A medida foi tomada para atender às solicitações das organizações de saúde e do governo frente ao agravamento da pandemia do novo coronavírus. 

A Flip é um dos grandes encontros do mercado editorial brasileiro e acontece anualmente na cidade história de Paraty, no estado do Rio de Janeiro. O evento já contou com grandes nomes da literatura global em seu lineup, normalmente repleto de mesas redondas, palestras e noites de autógrafos. Já participaram da feira talentos como James Ellroy, Gay Talese e Chico Buarque. 

Em comunicado, os organizadores reiteram que os preparativos para o evento continuarão em execução remotamente, para preservar a saúde de seus colaboradores.

Até o momento, o evento contava com duas presenças confirmadas. O nigeriano Chigozie Obioma, que em 2019 lançou seu segundo livro “Uma Orquestra de Minorias”, publicado no Brasil pela editora Globo, e o norte-americano Danez Smith, voz radical da poesia contemporânea de seu país e autor da obra “Não digam que estamos mortos”, de 2017.

Na confirmação do último convidado a feira já havia alertado estar atenta às informações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o avanço da pandemia e sensível às orientações das autoridades.