Editora Pushkin Press é finalista na categoria internacional do Jabuti com edição de “Meu Pé de Laranja Lima”

28/11/2019

Editora Pushkin Press concorre ao 61º Prêmio Jabuti, que acontece no dia 28 de novembro, na cidade de São Paulo, graças à publicação no mercado britânico do clássico brasileiro “Meu Pé de Laranja Lima”. A publisher é uma das cinco finalistas da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, que premia edições internacionais de títulos escritos por autores brasileiros. 

O site do Brazilian Publishers — projeto setorial fruto de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — conversou com o Daniel Seton, editor na Pushkin, sobre a indicação a um dos mais tradicionais prêmios literários brasileiros.  

Para Daniel, “Meu Pé de Laranja Lima”, de José Mauro de Vasconcelos, é um dos maiores clássicos da literatura infantil do mundo. Ele explica que o livro ficou fora das prateleiras do Reino Unido por décadas. “Eu acho que desde os anos 70 o livro não tem uma edição em inglês. Isso é quase meio século, tempo demais”, conta.

O editor tomou conhecimento da obra graças à sua esposa, que é turca: “era o livro preferido dela quando criança. Quando ela me recomendou, eu imediatamente pensei em trazê-lo de volta para as livrarias inglesas”.

As expectativas do editor para a premiação são altas, ele acredita que por estar concorrendo com uma edição de um livro tão especial, como o do autor de José Mauro de Vasconcelos, tem chances de levar a estatueta para casa. 

“Estamos muito honrados e animados pela indicação. Principalmente por tratar-se de um dos mais prestigiosos prêmios literários do Brasil. Além disso, estamos contentes de ser nomeados pela primeira vez na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior”, finaliza. 

A Pushkin Press concorre neste ano com outras quatro editoras: Charco Press, Penguin Random House UK/Allen Lane, Suhrkamp Verlag e Éditions Métailié. Publishers representantes das casas internacionais foram convidados para conferir de perto a premiação deste ano. 

Para saber mais sobre os finalistas das outras categorias, clique aqui

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.