Editoras do Brazilian Publishers se destacam no Clube de Leitura ODS, da ONU

23/06/2021

As editoras participantes do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), são destaque no Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa.

As 175 obras brasileiras selecionadas para o projeto foram anunciadas no dia 9 de junho pela CBL, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB).

Entre as editoras na lista, estão a FTD, Companhia das Letrinhas, Editora Pulo do Gato, SM, Editora do Brasil, Callis, Carochinha, Editora SESI, Melhoramentos, Pallas Editora, Solisluna Editora, Panda Books, Aletria, Global Editora, ÔZé Editora e Girassol Brasil. Essas casas editoriais fazem parte do Brazilian Publishers e já publicaram livros em outros países com apoio do projeto de internacionalização.

A FTD Educação, por exemplo, teve seis livros selecionados para o Clube de Leitura da ONU. Entre os títulos estão “Crianças na escuridão”, “A bela ou a fera” e “Minha família Enauenê”.

“Ter livros selecionados para uma iniciativa como essa, além de uma enorme honra para a FTD Educação, é uma confirmação de que a literatura de qualidade, que tem valor estético e é voltada à fruição, pode estar em sintonia com as grandes questões contemporâneas, especialmente as voltadas à construção de um mundo mais humano, mais justo e mais sustentável”, diz Estevão Azevedo, coordenador de literatura da editora.

A relação de livros selecionados ficará disponível no site da ONU como referências de leituras sobre os ODS: www.clubedeleituraods.com.br. 

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da  Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS. 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.