Empresas apoiadas pelo Brazilian Publishers prospectam mais de USD 4 milhões em negócios durante o primeiro semestre de 2024

01/07/2024

O primeiro semestre do ano foi marcado por excelentes resultados para as editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — nas feiras internacionais.

Durante os seis primeiros meses de 2024, as editoras do programa já participaram de cinco dos grandes eventos do calendário do mercado editorial. Ao todo, já são USD 4.276,000 em novos negócios gerados e prospectados. 

Para Sevani Matos, presidente da CBL, os resultados representam a força da literatura brasileira no exterior. “Esses números são um reflexo do trabalho contínuo que construímos durante as últimas décadas. Hoje, o Brasil tem uma imagem já consolidada junto às editoras internacionais, facilitando assim o processo de negociação dos direitos”, explica. 

Já para Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, o primeiro semestre mostra como o programa é indispensável: “Resultados como esse reforçam a relevância do apoio que concedemos às editoras brasileiras na jornada internacional. A cada evento, vemos um aumento no número de parcerias e no impacto de nossos esforços no mercado”.

Resultados parciais

O ano começou em março com a Fellowship Istambul 2024, com comitiva que contou com três empresas brasileiras, e realizou mais de 53 reuniões, somando USD 36 mil entre negócios realizados e expectativas para os próximos 12 meses. 

Já durante a Feira Internacional de Londres 2024, no mesmo mês, a delegação participou de  um estande promovido em parceria com a Embaixada do Brasil em Londres. Na ocasião, seis empresas participaram de 120 reuniões, e alcançaram o marco de mais de USD 2 milhões em negócios – um aumento de mais de 1000% em relação à edição anterior.

Em abril, a principal feira de conteúdo infantil do mundo, a Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha, recebeu 23 editoras apoiadas pelo Brazilian Publishers. As 447 reuniões realizadas resultaram em mais de USD 1,4 milhão em negócios. O resultado é 20,73% maior do que o obtido na edição de 2023.

Durante a Feira Internacional do Livro de Bogotá, entre o fim de abril e o começo de maio, que teve o Brasil como país convidado de honra, 11 empresas brasileiras participaram de reuniões que resultaram em USD 176.500,00 em negócios, 23,07% a mais do que na última edição. 

Por fim, entre o fim de abril e meados de maio, a Feira Internacional do Livro de Buenos Aires também teve um estande em parceria com a Embaixada, que contou com seis empresas brasileiras e USD 223.500,00 em negócios.

Segundo semestre

Para o segundo semestre, o calendário de apoio do Brazilian Publishers garante a participação das editoras brasileiras em mais eventos relevantes, como a Feira do Livro de Gotemburgo, Feira do Livro de Frankfurt e a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Além disso, o programa também organiza a vinda de um grupo de editores internacionais para a 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, durante a Jornada Profissional, que reúne networking e conteúdo no Brasil. 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial. Tem interesse em participar do Brazilian Publishers? Então entre em contato com a Ana Claudia Paiva por meio do e-mail: anaclaudia@cbl.org.br e realize a adesão ao Programa.

Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as ações da entidade são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país. Conheça: https://apexbrasil.com.br/.