Feira Internacional do Livro de Guadalajara 2023 contará com participação de 14 editoras e nove autores brasileiros

21/11/2023

A edição deste ano da Feira Internacional do Livro de Guadalajara (FIL) acontece entre os dias 25 de novembro e 3 de dezembro, com a participação brasileira sendo mais uma vez organizada e promovida pelo Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Os autores brasileiros Amara Moira, Antônio Xerxenesky, Guiomar de Grammont, Itamar Vieira Junior, Jeferson Tenório, Kátia Bandeira de Mello Gerlach, Luiza Romão, Maria Alzira Brum Lemos e Morgana Kretzmann estão com presença confirmada no “Destinação Brasil”. O programa, que é promovido pela Embaixada do Brasil no México,  é focado em promover a literatura brasileira no mercado editorial global e contou com a participação de mais de 80 autores brasileiros renomados ao longo de seus 11 anos de existência.

Além da presença dos nove autores, o Brazilian Publishers promoverá também um estande exclusivo do Brasil, o qual receberá representantes de 14 editoras brasileiras. São elas: Árvore, Biblioteca do Exército, Bom Bom Books, Callis, Carochinha, Edições SESC, Editora do Brasil, Girassol, Global Editora, Livraria Internacional SBS, Mil Caramiolas, Ôzé Editora, Panda Books e Todolivro.

O espaço contará ainda com uma programação recheada de eventos que prometem capturar a atenção das editoras e profissionais presentes para a literatura brasileira. No dia 27, às 10h, acontecerá um matchmaking acompanhado por café da manhã com editoras do Reino Unido. Já no dia 29, às 14h, será a vez das editoras colombianas participarem de um matchmaking no estande do Brasil, seguido, a partir das 16h30, pelo Caipirinha Hour, tradicional evento que reúne centenas de profissionais do mercado editorial para um momento de descontração e networking.

“A participação brasileira nesse palco literário é crucial para fortalecer os laços entre as nações e destacar a riqueza e a variedade de nossa produção literária”, aponta Sevani Matos, presidente da CBL. “Além de proporcionar visibilidade aos nossos autores e obras, a presença brasileira na feira contribui para o intercâmbio de ideias, o enriquecimento cultural e a promoção da língua portuguesa no cenário internacional”, finaliza.

Já Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers, destaca que a Feira do Livro de Guadalajara é um espaço privilegiado para celebrar a literatura brasileira. Um exemplo disso, segundo ela, é a oportunidade de divulgação da versão em espanhol do Catálogo de Livros e Direitos Autorais do programa. O material, que é disponibilizado de maneira gratuita e digitalmente, reúne centenas de obras brasileiras com direitos autorais disponíveis para o mercado internacional.

Confira abaixo a programação completa do Brasil no evento:

 

Segunda-feira, 27 de novembro

 

Matchmaking e café da manhã com editoras do Reino Unido

Estande do Brasil

10h

 

Quarta-feira, 29 de novembro

 

Matchmaking com editoras colombianas

Estande do Brasil

14h

 

Caipirinha Hour

Estande do Brasil

16h30

 

FIL Literatura

Destinação Brasil

18h às 18h50

Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara

Participantes: Jeferson Tenório, Antônio Xerxenesky e Maria Alzira Brum Lemos

Moderação: Fernando Coimbra

 

Quinta-feira, 30 de novembro

 

FIL Literatura

Destinação Brasil

18h às 18h50

Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara

Participantes: Morgana Kretzmann, Luiza Romão e Kátia Bandeira de Mello Gerlach

Moderação: Pierre André Ruprecht

 

Sexta-feira, 1 de dezembro

 

FIL Literatura

Destinação Brasil

18h às 18h50

Salão A, Área Internacional, Expo Guadalajara

Participantes: Amara Moira, Itamar Vieira Junior e Guiomar de Grammont

Moderação: Ricardo Sánchez Riancho

 

Sobre a CBL

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as suas ações são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Desde sua criação, o projeto já ajudou mais de 100 empresas brasileiras a darem os primeiros passos na internacionalização, além de contribuir para a disseminação da literatura brasileira no mercado editorial global por meio de ações como o Catálogo de Livros e Direitos Autorais e uma categoria no tradicional Prêmio Jabuti dedicada a reconhecer editoras internacionais que publicam livros brasileiros. Para participar, basta acessar www.brazilianpublishers.com.br/associe-se, preencher o formulário e enviar o termo de adesão assinado.

Sobre a ApexBrasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.