
A 42ª edição da Feira Internacional do Livro de Sharjah (SIBF) receberá, este ano, 2.033 editores e expositores de 108 nações no Expo Center Sharjah, entre os dias 1º e 12 de novembro. Antes da abertura da feira, de 29 a 31 de outubro, acontecerá também a 13ª Conferência de Editores, evento que reúne editores do mundo todo para palestras, mesas redondas e sessões de matchmaking. A conferência internacional contará com a participação de figuras proeminentes do mercado editorial de 105 países, com 11 participantes estreantes.
Na edição deste ano, representarão o Brasil: Gustavo Faraon (Editora Dublinense), Laura Di Pietro (Editora Tabla), Leonardo Amaral (Editora Rua do Sabão), Ana Margarida Lima Cartaxo (Roça Nova Editora), Antonio Erivan Gomes (Telos Editora), Graziella Beting (Editora Carambaia), Barbara Ferreira dos Reis (Editora Aleph), a agente literária Juliana Farias e Rayanna Pereira, coordenadora do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
No primeiro dia, mais de 42 palestrantes e especialistas realizarão quatro palestras e 31 mesas redondas abordando questões cruciais do setor editorial. Nos dois dias seguintes, a conferência promoverá sessões de matchmaking entre editoras para negociar direitos autorais, acordos de tradução e fortalecimento do setor. Os participantes brasileiros terão ainda a oportunidade, no dia 28, de visitarem a Biblioteca Mohammed Bin Rashid para encontrar crianças brasileiras e suas famílias a fim de conversarem sobre literatura. A visita é organizada por Antonio Erivan Gomes, da Telos Editora, juntamente com uma autora brasileira residente em Dubai.
“A internacionalização da literatura brasileira é um passo fundamental para ampliar o alcance e a influência de nossos autores e suas narrativas únicas”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Com a participação ativa de representantes brasileiros em eventos como a Conferência de Editores em Sharjah, a literatura brasileira ganha visibilidade global, enriquecendo o diálogo cultural e literário entre nações e tornando as obras brasileiras acessíveis a um público mais amplo, e muitas vezes tendo contato pela primeira vez com as nossas vozes”, conclui.
Segundo Rayanna Pereira, a Conferência de Editores em Sharjah permite a oportunidade de estabelecer conexões com diversos profissionais do setor, facilitando a tradução e publicação de livros brasileiros em diferentes idiomas. Além disso, a coordenadora pontua que essa troca não apenas valoriza a diversidade literária do Brasil, mas também fortalece a identidade cultural do país no mundo. Por isso, é com muito entusiasmo que a delegação brasileira embarcará aos Emirados Árabes Unidos para representar o País.
A Conferência terá ainda a participação de figuras notáveis, como Sheikha Bodour Al Qasimi, presidente da Sharjah Book Authority (SBA); Núria Cabutí Brull, CEO da Penguin Random House Grupo; Ian Chapman, CEO e editor da Simon & Schuster Reino Unido e Internacional; e Cheolho Yoon, presidente da Associação de Editores Coreanos e líder da Delegação de Convidados de Honra da Coreia do Sul. Entre os estreantes, estarão editores e agentes literários do Benim, Costa do Marfim, República Checa, Maurícias, Paraguai, Burkina Faso, Zaire, Malawi, Guiné, Zimbabué e Zâmbia.
Sobre a CBL
A Câmara Brasileira do Livro (CBL) é uma associação sem fins lucrativos que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Há 77 anos, atua em diversas frentes sempre com o propósito de promover o acesso ao livro e a democratização da leitura em todo o país, além de divulgar a literatura brasileira no mercado internacional. Desde março de 2020, a CBL é a Agência Nacional do ISBN e, no mesmo período, lançou uma plataforma digital que reúne seus serviços de maneira integrada e dinâmica. Outra atuação forte da entidade está ligada a uma agenda de relacionamento com as mais diversas esferas públicas e governamentais para debater pautas e políticas importantes para o setor. Todas as suas ações são pensadas com um olhar estratégico e sensível de quem acredita no poder transformador dos livros para a sociedade.
Sobre o Brazilian Publishers
Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Desde sua criação, o projeto já ajudou mais de 100 empresas brasileiras a darem os primeiros passos na internacionalização, além de contribuir para a disseminação da literatura brasileira no mercado editorial global por meio de ações como o Catálogo de Livros e Direitos Autorais e uma categoria no tradicional Prêmio Jabuti dedicada a reconhecer editoras internacionais que publicam livros brasileiros. Para participar, basta acessar www.brazilianpublishers.com.br/associe-se, preencher o formulário e enviar o termo de adesão assinado.
Sobre a ApexBrasil
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.