“Feliz Ano Velho”, do brasileiro Marcelo Rubens Paiva, é adaptado para TV

01/04/2020

A história do escritor, dramaturgo e jornalista brasileiro Marcelo Rubens Paiva, retratada em sua autobiografia, vai virar série. A produtora Mar Filmes trabalha na adaptação da obra “Feliz Ano Velho” e a expectativa é de que o novo formato para a conhecida história comece a ser produzido ainda em 2020.

‘Feliz Ano Velho’, de Marcelo Rubens Paiva, é um livro que marcou toda uma geração de jovens nos anos 90. E agora a Mar Filmes está desenvolvendo uma série que vai marcar a geração dos anos 2020!”, a produtora Mar Filmes publicou em sua página no Facebook chamada @marfilmescinema

Lançado em 1982, o livro de Marcelo relata a própria tragédia na vida do autor. Ele conta sobre o acidente que o deixou tetraplégico depois de um mergulho em um lago às margens da Rodovia dos Bandeirantes, em 14 de dezembro de 1979. Na ocasião, o dramaturgo bateu acidentalmente com a cabeça no fundo do lago, perdendo os movimentos do corpo.

Marcelo mostra, no livro, hoje no catálogo da editora Alfaguara, selo da Companhia das Letras, as dificuldades que enfrentou ao ser transferido de um hospital a outro, encontrando médicos reticentes pelo caminho. Relata também quando se dá conta de sua nova realidade, que era irreversível. E como ele entendeu que era preciso lutar. Durante esse período de recuperação, Marcelo conta detalhes de sua infância e de sua juventude. 

As produtoras audiovisuais Diane Maia e Joana Mariani, fundadoras da Mar Filmes, acreditam no potencial da história. Elas compraram os direitos da obra há quatro anos, e afirmam que pretendem expandir a narrativa. A ideia é também explorar os personagens ao redor da vida de Marcelo naquele momento. 

O escritor e dramaturgo será recriado em um personagem ficcional que vive nos dias atuais, que enfrentará os mesmos tipos de desafios, no entanto em um novo contexto. Todo o processo de adaptação da obra acontece com o trabalho em conjunto com Marcelo, já que o próprio autor faz parte da equipe de roteiro da série. Inicialmente, a criação será produzida em seis episódios, e as negociações com canais para sua exibição estão em curso.

Sobre Marcelo

Nascido em 1959, Marcelo Rubens Paiva estreou no mundo da literatura com Feliz Ano Velho. A seguir, ele lançou, romances que ganharam destaque como Blecaute, Malu de bicicleta e, mais recentemente, Ainda estou aqui e Meninos em fúria: E o som que mudou a música para sempre, em parceria com Clemente Nascimento. Além de escritor, dramaturgo e jornalista, ele é também colunista do jornal O Estado de S.Paulo.