Guilherme Semionato, autor brasileiro de literatura infantil, vence o 16º Prêmio Barco a Vapor

Guilherme Semionato
09/07/2020

Boas-novas para a literatura infantil brasileira! O escritor Guilherme Semionato foi o grande vencedor da 16ª edição do Prêmio Barco a Vapor com a obra “A bicicleta azul”.

Guilherme terá seu livro publicado na coleção Barco a Vapor, pela SM Educação. Além disso, o autor também leva para casa um prêmio de R$ 40 mil.

Em suas redes sociais, o escritor, que ficou entre os finalistas outras duas vezes, comentou o feito. “Ser contemplado com o Barco a Vapor, o maior prêmio concedido a livros para crianças e jovens no Brasil, é uma notícia que eu espero receber há seis anos. Veio agora, neste ano extraordinário em que eu olho para os lados e vejo meu projeto de literatura (que é meu projeto de vida, sem tirar nem pôr) triunfando, vivíssimo, abrindo mais e mais caminhos para mim e me levando pela mão por todos eles”, escreveu Guilherme.

Veja a lista completa de finalistas por aqui.

Guilherme Semionato

O aturo nasceu no Rio de Janeiro em 1986,  com graduação em Comunicação Social pela UFRJ e especialização em Literatura Infantojuvenil pela UFF. Escreve livros para crianças e jovens desde 2015. Três de seus textos foram publicados em 2020: “Um belo dia…” (Editora do Brasil), “Mi padre” (Editorial Edebé, México) e “Saving Friedenreich” (SCOOP Magazine, Inglaterra). Em breve, “Os sinais do coração” (Porto Editora, Portugal), e, em 2023, “Duas ilhas” (FTD Educação).

Prêmio Barco a Vapor

O Prêmio Barco a Vapor surgiu em 1978 e é promovido pela Fundação SM em nove países: Brasil, Chile, México, Argentina, Porto Rico, República Dominicana, Colômbia, Peru e Espanha. No Brasil, o evento acontece desde 2005.