História sobre o autoritarismo no Brasil chega a Portugal

17/03/2020

A literatura brasileira cruza o Oceano Atlântico e chega a Portugal. O livro “Sobre o autoritarismo brasileiro”, da escritora Lilia Schwarcz, acaba de ser lançado além-mar pela editora Penguin Random House Portugal. A obra também tem previsão de desembarcar nos Estados Unidos, por meio da editora acadêmica Princeton University Press, e na Argentina, pela Editorial Universitaria de Villa María (Eduvim).

No Brasil, o livro de Lilia chegou às prateleiras pela Companhia das Letras, que é participante do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

“Sobre o autoritarismo brasileiro” foi lançado no ano passado. O livro reconstitui a construção da mitologia brasileira, trazendo à tona a herança da escravidão e de dominação do sistema colonial. Lilia aponta as raízes do autoritarismo no Brasil e indica um longo caminho pela frente na elaboração de uma agenda justa e igualitária.

Em Portugal, a história contada por Lilia foi lançada no dia 3 de março. A autora diz que “publicar ‘Sobre o autoritarismo brasileiro’, neste momento que vivemos, é, para mim, uma grande honra”. O livro procura mostrar como sempre fomos autoritários. Procura provar também como nosso presente está cheio de passado. Por fim, mostra como essa é uma história nossa, particular, mas comum a vários países que vêm passando por ondas autoritárias”.

Lilia é autora de uma série de obras que já fazem sucesso nacionalmente, como “Retrato em branco e negro” e “Espetáculo das raças”, ambos vencedores do prêmio APCA, e também de “As barbas do imperador”, ganhador da estatueta de livro do ano no Prêmio Jabuti. Ela espera que sua mais recente obra alcance o público internacional e traga a identificação entre as culturas. “Tomara que faça sentido no exterior como parece ter feito no Brasil”, finaliza.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.