Livros brasileiros irão fazer parte do Clube de Leitura ODS da ONU

23/09/2020

A Câmara Brasileira do Livro (CBL), a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), seção brasileira da iBBY, e a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas da Informação e Instituições (FEBAB), se uniram para viabilizar o Clube de Leitura em língua portuguesa. 

O projeto irá reunir obras brasileiras infantis e juvenis que abordem temáticas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU). Os títulos vão estar disponíveis na plataforma da ONU, que já conta com livros de diversos países e idiomas. 

“Há muitos livros excelentes em português que tratam dos diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Eles podem ensinar as crianças sobre os desafios atuais e, talvez, nos ajudem a atingir os objetivos até 2030”, analisa Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro.

Dessa maneira, o Brasil passa a fazer parte de um movimento global, o SDG Book Club, que espalha temas importantes para o planeta através da literatura entre crianças e jovens. O projeto também envolve entidades do mercado editorial de Portugal. O lançamento do Clube de Leitura em Língua Portuguesa, que une obras dos dois países, acontecerá na Feira do Livro de Bolonha em 2021. 

“Estamos muito entusiasmados em ver a expansão do Clube de Leitura ODS, fazendo com que os livros em língua portuguesa sejam descobertos por milhões de crianças no mundo todo e que estes ensinem sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o que nós podemos fazer para alcançá-los”, finaliza Sherri Aldis, Diretora das Publicações da ONU.

Clique aqui e leia mais informações sobre o projeto.

 

Sobre o Clube de Leitura ODS

O Clube de Leitura relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas foi lançado na Feira do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha, em 2019. Seu objetivo é usar os livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, por meio de uma lista de livros de várias partes do mundo. Essas obras foram selecionadas de acordo com os 17 ODS, e estão disponíveis nas seis línguas oficiais da ONU: árabe, chinês, inglês, francês, russo e espanhol.