Melhores livros infantis do ano: conheça cinco obras publicadas por editoras do Brazilian Publishers selecionados pela Revista Crescer

13/09/2023

Há 18 anos, a revista brasileira Crescer elege os melhores livros infantis do ano publicados no país. Em 2023, a equipe da Crescer voltou sua atenção para as produções lançadas no ano anterior, 2022. Com a colaboração de 53 jurados, profissionais engajados no campo literário e dedicados às crianças, foram analisados tanto o conteúdo quanto a forma dos livros que despertaram admiração.

Descubra, a seguir, cinco livros infantis publicados por editoras participantes do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) — que foram selecionados pela revista para a lista deste ano.

Ser o que se é

Autores: Pedroca Monteiro e Daniel Kondo

Editora: Companhia das Letrinhas

Neste livro interativo, os leitores vão explorar como as pessoas podem ser diferentes, mas ainda assim se unir e apreciar suas singularidades. Os personagens têm interesses variados, como matemática, canto, dança e esportes. Suas diferenças fortalecem a amizade, pois eles admiram os talentos uns dos outros. O livro convida os leitores a criar novas combinações de personagens e celebra a diversidade e a alegria de ser quem você é.

Lá fora

Autor: André Neves

Editora: Companhia das Letrinhas

Neste livro de André Neves, um camaleão corajoso decide explorar o mundo fora de seu reino sem cores, que era governado por um imperador autoritário. A principal regra era que ninguém podia sair do reino. Quando o camaleão desobedece e sai, ele descobre um mundo cheio de surpresas e cores incríveis. Este livro usa ilustrações coloridas para mostrar como pequenas revoluções podem ter um grande impacto em nossas vidas e mudar nossa história.

A melhor mãe do mundo

Autores: Nina Rizzi e Veridiana Scarpelli

Editora: Companhia das Letrinhas

Neste livro tocante, uma criança descreve por que sua mãe é a melhor do mundo. A criança mostra como a mãe é carinhosa e ajuda em várias situações, mesmo que não esteja sempre presente fisicamente. As ilustrações de Veridiana Scarpelli complementam as palavras de Nina Rizzi, destacando o amor que existe nessa relação especial. O livro lembra que algumas relações nos fazem sentir esperança, não importa o que aconteça, e é adequado para leitores de todas as idades.

Boa noite

Autores: Carolina Moreyra e Odilon Moraes

Editora: Jujuba

O livro “Boa Noite” tem como personagens principais a Bia e o Elefante, que são muito queridos pelos bebês. Nesta história, eles estão se preparando para dormir. Através do livro, as crianças podem experimentar e entender o momento de dormir de uma maneira divertida, tornando esse ritual mais especial para elas.

Tem alguém em casa?

Autora: Aline Abreu

Editora: Jujuba

O livro “Tem Alguém em Casa?”, escrito por Aline Abreu, é uma história interativa. As crianças podem olhar e observar os detalhes, bater na porta junto com os animais para ver quem está dentro de cada casa. O livro usa rimas e repetições, o que ajuda os bebês e crianças pequenas a entender a história facilmente. É um livro para explorar as casas e traz uma surpresa muito especial no final.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.