Oportunidades de exportação para pequenas editoras são debatidas em live promovida pelo Brazilian Publishers

Fernanda e Diego
19/06/2020

Na quarta-feira (17), aconteceu a live “Exportação: as oportunidades e desafios das pequenas editoras”, promovida pelo Brazilian Publishers — projeto setorial de internacionalização do mercado editorial, realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O bate-papo teve como tema as oportunidades e desafios para editoras de menor porte que estão interessadas na internacionalização. A live contou com Fernanda Dantas, gerente de relações internacionais da CBL e gerente do Brazilian Publishers, e Diego Oxóssi, fundador da editora Arole Cultural.

Fundada em 2015, a editora conta com um catálogo vasto de títulos que abordam, principalmente, religiões de matriz africana e questões sociais como, por exemplo, a diversidade. Grande destaque na 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em 2018, a Arole começou seu processo de internacionalização e contou com a ajuda do Brazilian Publishers para lançar o seu catálogo com mais de 20 títulos para outros países.

“Não é só faturar, não é só vender livro, eu sempre digo isso”, afirmou Diego durante a transmissão ao falar sobre a missão de sua editora. “A Arole Cultural também é comercial, mas acima disso tudo, temos o objetivo principal que é amplificar vozes que antes eram silenciadas”, ele finaliza.

Ao falar sobre sua experiência com a venda para outras países, Oxóssi reforçou a importância da parceria com o Brazilian Publishers neste processo. “A nossa presença na Bienal São Paulo foi extremamente importante e fundamental na consolidação da Arole como editora de circuito comercial”, ele conta. “Esse é um grande passo para deixar de ser uma editora caseira e tomar corpo, ganhar mercado e distribuição nacional. Começamos a receber contatos de leitores que queriam publicar conosco, esse processo já tem um ano e meio”, completa.

Diego Oxóssi ainda falou sobre a importância de ter parceiros estratégicos durante o crescimento, citando a Amazon Brasil como exemplo. A plataforma mundial exporta livros brasileiros, o que dá mais uma oportunidade de expansão às editoras que ainda estão começando.

“A live com o Diego foi extremamente agregadora, ainda mais após recebermos perguntas dos espectadores. Este processo de crescimento para editoras menores é muito importante para o Brazilian Publishers, e a nossa missão é levar a literatura brasileira, de diversas vertentes, para ainda mais pessoas,” finaliza Fernanda Dantas.

Assista à transmissão abaixo!

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.