Oportunidades pós-pandemia são debatidas em palestra promovida pelo Brazilian Publishers

Palestra oportunidade pós-pandemia
27/05/2020

Na quarta-feira (20), aconteceu a palestra online “Oportunidades de Negócios na Crise”, promovida pelo Brazilian Publishers — projeto setorial de internacionalização do mercado editorial realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O bate-papo girou em torno da inovação e reinvenção do mercado editorial pós-crise. A palestra reuniu dois nomes de peso: Peter Dowling, editor da Nova Zelândia, e Fabio Dantas, empreendedor, executivo de marketing e especialista em inovação e customer experience. Fernanda Garcia, diretora executiva da CBL, conduziu a conversa.

Peter trouxe para a mesa a perspectiva de um país que já está na fase de retomada pós-pandemia. As livrarias e bibliotecas da Nova Zelândia voltaram para as atividades há uma semana. Segundo Peter, a COVID-19 mostrou ao setor a necessidade de inovação e de se espelhar em outras indústrias, como a da tecnologia, para repensar seus modelos de negócios.

“Na Nova Zelândia, o setor de livros digitais representa no máximo 5% deste mercado. Com a pandemia teve um crescimento, mas, agora, com a retomada, já estamos vendo gente voltar a ter contato de vendas com livrarias”, conta o editor, que também traçou durante a transmissão um panorama do país no qual atua.

De acordo com Fábio, o mundo pós-isolamento não será o mesmo, uma vez que “as pessoas vão criar novas formas de interação”. Ele acredita que o importante é o mercado editorial saber o momento certo de entregar o produto nesta nova jornada do consumidor.

Durante a transmissão ele revela, ainda, acreditar que a disrupção vai além de olhar para o digital: “o  livro é uma experiência e o e-book não substitui isso”, comenta. A maneira de chegar nas novas gerações é rever a cadeia e encontrar as oportunidades e nichos de atuação.

“Os chineses dizem que crise e oportunidades são os mesmos ideogramas e eu acredito nisso. Elas com certeza existem o mercado editorial”, declara.

A íntegra de transmissão da palestra será disponibilizada em breve.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.