Participação brasileira na Istanbul Publishing Fellowship 2023 gera mais de USD 145 mil em novos negócios

07/07/2023

A edição deste ano do Istanbul Publishing Fellowship, programa que leva editores do mundo inteiro para encontros com agentes internacionais na Turquia, resultou em mais de USD 145 mil em novos negócios e 40 contatos comerciais para os participantes brasileiros. A Editora do Brasil, representada por Suria Oliveira, e a FTD Educação, representada por Isabel Lopes Coelho, participaram de maneira virtual. Ambas as editoras são do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A Editora Blucher, a Riff Literary Agency e a Abroadbooks também marcaram presença nos encontros virtuais, e foram representadas por Jonatas Eliakim Dangelo de Oliveira, Julia Wahmann e Denya Rabelo, respectivamente. Já Rayanna Pereira, coordenadora de relações internacionais da CBL e coordenadora do Brazilian Publishers, marcou presença fisicamente na 8ª edição do encontro organizado pela Sociedade Turca de Licenciamento e Direitos Autorais em parceria com o Ministério da Cultura e Turismo turco, sediado entre os dias 6 e 8 de junho na Biblioteca Rami, em Istambul.

Alguns dos destaques da programação brasileira durante os três dias do encontro incluíram uma reunião com o presidente da Associação de Editores do México, Hugo Serzer; e o seminário “Publicando em tempos difíceis: Tornando-se um editor refugiado”, que contou com a participação de Olga Chychynska e Harun Al-Zir.

“Estamos muito orgulhosos de novamente podermos contar com profissionais tão capazes nos representando em um dos principais encontros literários do mundo”, afirma Sevani Matos, presidente da CBL. “Temos certeza de que os contatos realizados pelos participantes brasileiros durante o evento, tanto de maneira presencial quanto virtual, irão gerar ainda mais resultados para nosso mercado futuramente”, conclui.

Para Rayanna Pereira, a experiência de conversar pessoalmente com editores do mundo inteiro é inestimável para a promoção da literatura brasileira no exterior: “É um prazer enorme participar mais uma vez do Istanbul Publishing Fellowship e encontrar tantos profissionais do mercado literário reunidos. A cada nova conversa, temos certeza de que a literatura brasileira tem muito espaço para crescer fora do Brasil e ser recebida de braços abertos por leitores de dezenas de países”, afirma.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.