Premiação BOP anuncia editoras de livros infantis vencedoras de 2020

BOP 2020
08/05/2020

A premiação Bologna Prize for the Best Children’s Publishers of the Year (BOP) anunciou as seis editoras vencedoras da edição deste ano. A condecoração anual é destinada às melhores editoras de livros infantis do mundo. 

Entre as casas nomeadas na categoria América Central e do Sul, a vencedora foi a Alboroto ediciones, do México. A Companhia das Letras, editora participante do Brazilian Publishers – projeto de internacionalização do conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) — foi uma das nomeadas para o BOP nesta categoria. A tradicional casa editorial concorreu com outras quatro editoras dos continentes: a Editorial Amanuta, do Chile, a Tragaluz Editores, da Colômbia e a El Naranjo Ediciones, do México.

Fundado em 1986, o grupo Companhia das letras é um dos maiores do Brasil. O o selo Cia das Letrinhas, pelo qual publica os títulos voltados para o público infantojuvenil, foi criado em 1992, e desde então lança livros de nomes importantes do nicho. 

BOP

A premiação Bologna Prize for the Best Children’s Publishers of the Year foi criada, em 2013, pela Feira do Livro Infantil de Bolonha em parceria com a Associação de Editoras Italianas (AIE) e a Associação Internacional de Editores (IPA). O BOP reconhece as melhores editoras de livros infantis divididas em seis áreas geográficas: África, América Central e do Sul, América do Norte, Ásia, Europa e Oceania. 

O diferencial da premiação é que os próprios editores que participam do evento colaboram para a escolha do vencedor. O ganhador é selecionado a partir da relação entre as listas de nomeados, que os editores enviam à organização do prêmio, com os nomeados pelas associações e entidades dedicadas à promover a leitura mundo afora. Os critérios observados para a nomeação das casas editoriais são o destaque das obras por elas publicadas em termos de criatividade, inovação e qualidade da escolha editorial.

Normalmente, as vencedores são anunciados na abertura oficial da Feira do Livro Infantil de Bolonha e é apresentada a seleção dos títulos de todas as editoras nomeadas para o prêmio durante o evento. Isso traz ótimas oportunidades para as casas, que ganham visibilidade internacional para suas publicações, além do espaço na imprensa e ampliação da rede de contatos.  

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.