Prêmio Jabuti: relembre todos os ganhadores da categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior

13/06/2023

Criado em 1958 pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e concedido anualmente para destacar os melhores livros em diversas categorias, o Prêmio Jabuti é um dos reconhecimentos literários mais importantes do Brasil. Dividida entre os eixos Literatura, Não Ficção, Produção Editorial e Inovação, a premiação abrange categorias como Romance, Contos e Crônicas, Poesia, entre tantas outras outras.

Há também categorias especiais, como Livro do Ano e Livro Brasileiro Publicado no Exterior, esta última apoiada pelo Brazilian Publishers – projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a CBL e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) – como forma homenagear e reconhecer o trabalho de editores estrangeiros que investem na literatura brasileira.

Desde 2017, a categoria condecora uma editora estrangeira, que comprou e publicou um livro brasileiro no exterior, e uma nacional, que vendeu o direito autoral da obra. As cinco editoras internacionais finalistas são convidadas pelo Brazilian Publishers para a cerimônia do Prêmio Jabuti, enquanto a editora nacional que levar o troféu, caso já seja participante do programa, ganha também uma bolsa no valor de R$ 5 mil, oferecida pela CBL, para ser utilizada na tradução de novas obras.

Relembre, a seguir, todas as obras brasileiras que tiveram suas edições internacionais premiadas na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior.

2017 | Um copo de cólera

Autor: Raduan Nassar

Editoras: Penguin Random House Uk e Companhia das Letras

Publicado em 1978, “Um Copo de Cólera” narra um encontro amoroso e conflituoso entre um homem e uma mulher. Mesmo curto, o enredo gira em torno das tensões e dos jogos de poder presentes no relacionamento entre os personagens. A obra foi muito aclamada pela crítica, rendendo a Raduan Nassar diversos prêmios. O livro foi adaptado para o cinema em 1999, em um filme brasileiro homônimo. Sua versão em inglês, premiada no Jabuti, foi traduzida por Stefan Tobler e publicada em 2016.

2018  | Fim 

Autora: Fernanda Torres

Editoras: Companhia das Letras, Restless Books

“Fim” é um livro escrito pela atriz e escritora brasileira Fernanda Torres, publicado em 2013. Ele narra a história de cinco amigos que se conhecem desde a juventude e estão chegando à terceira idade. Ambientado no Rio de Janeiro, o romance retrata a vida e as transformações desses personagens ao longo dos anos. Primeiro romance escrito pela atriz, o livro foi bastante elogiado e sua versão em inglês, traduzida por Alison Entrekin, foi publicada pela Restless Books em 2017.

2019 | A resistência

Autor: Julián Fuks

Editoras: Companhia das Letras, Charco Press

Baseado em experiências pessoais do autor, “A Resistência” é um livro escrito por Julián Fuks, publicado em 2015. A história, narrada em primeira pessoa, explora a busca do personagem, filho de pais argentinos exilados durante a ditadura militar na Argentina, por suas origens e identidade, enquanto reflete sobre o impacto do exílio em sua família e em sua própria vida. A versão em inglês de “A Resistência” chegou às livrarias em 2018, com tradução de Daniel Hahn.

2020 | Lorde

Autor: João Gilberto Noll

Editoras: Grupo Editorial Record, Two Lines Press

Vencedor do Prêmio Jabuti 2005 na categoria Romance, “Lorde” é um livro escrito por João Gilberto Noll (1946 — 2017), escritor vencedor de seis prêmios Jabuti. Na obra, o autor constrói um personagem que transita pelas ruas, hospitais, hotéis, estabelece relações passageiras com desconhecidos, e, como diz, apenas trocou a solidão que vivia no Brasil pela solidão que vive na Inglaterra. Edgar Garbelotto foi o responsável pela tradução, em edição publicada pela Two Lines Press em 2019.

2021 | Tupinilândia

Autor: Samir Machado de Machado

Editoras: Todavia, Editions Métailié

Em “Tupinilândia”, o autor Samir Machado de Machado explora temáticas como o nacionalismo, memória e nostalgia para contar uma história que se passa na década de 1980, no coração da selva amazônica, e gira em torno de uma cidade e um parque de diversões, ambas com o mesmo nome do livro. Publicado no Brasil em 2018 pela editora Todavia, a obra ganhou uma versão em francês pela editora Editions Métailié traduzida por Hubert Tézenas e publicada em 2020.

2022 | Torto Arado

Autor: Itamar Vieira Junior

Editoras: Todavia, Textofilia

A edição mexicana de “Torto Arado”, livro do autor baiano Itamar Vieira Jr, publicado no Brasil em 2019 e no México em 2021, com tradução de Rafael Climent-Espino, foi a obra vencedora da categoria em 2022. Ambientado no sertão baiano, narra a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que têm as vidas marcadas e interligadas por um acidente na infância. Desde seu lançamento, “Torto Arado” vendeu cerca de 430 mil exemplares e conquistou os principais prêmios literários em língua portuguesa, como o Oceanos e o Jabuti na categoria Romance Literário, em 2020.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, que visa promover o setor no mercado global de maneira orientada e articulada. A iniciativa é resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira por meio de ações de promoção comercial.