Prêmio Jovens Talentos anuncia os cinco finalistas

05/10/2020

André Fonseca, Anna Luiza Cardoso, Kim Doria, Taty Leite e Verena Alice Borelli são os Jovens Talentos 20/21. Os finalistas foram anunciados recentemente pelo PublishNews. Como prêmio, os profissionais participam da Feira do Livro de Frankfurt 2020, que será totalmente virtual. A premiação sempre apresenta o trabalho de profissionais promissores, que renovam o mercado e são o futuro da indústria do livro.

Além de estarem na edição da Feira de Frankfurt de 2020, os finalistas devem marcar presença em outros diversos eventos literários. Os finalistas foram escolhidos entre 38 inscritos, que fazem parte de diversas etapas da cadeia produtiva e de distribuição do livro. Fazem parte do corpo de jurados: Carolina Rocha, vencedora da última edição do Prêmio, Lu Magalhães, sócia do PublishNews, e Marifé Boix Garcia, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt.

A fase final do Jovens Talentos acontece na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), em 2021. Os cinco finalistas defendem a sua candidatura em um pitching durante o evento. O vencedor leva para casa a participação presencial na Feira do Livro de Frankfurt 2021,  com despesas de passagens e hospedagem pagas, além de uma ajuda de custo de 500 euros. 

Entre os finalistas estão um editor, uma agente literária, um gestor de comunicação, uma influenciadora e uma gestora estratégica. Confira abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

André Fonseca: trabalha na indústria do livro há 10 anos e já foi editor na LeYa e na Planeta. Atualmente, trabalha na Citadel, casa do livro Mais esperto que o diabo, clássico de Napoleon Hill, que lidera a Lista Anual do PublishNews com mais de 80 mil exemplares vendidos em 2020.

 

 

Anna Luiza Cardoso: sua trajetória, iniciada na Villas-Boas & Moss como estagiária foi de tanto sucesso que rendeu à Anna um posto de sócia da agência literária.

 

 

 

Kim Doria: iniciou sua trajetória na Boitempo para coordenar o departamento de Comunicação da editora. Atualmente é responsável pelos eventos da editora, redes sociais, incluindo os blogs e canais no YouTube, e do catálogo de e-books.

 

 

Taty Leite À frente do projeto Vá ler um Livro, vencedor do Prêmio IPL – Retratos da Leitura, usa seus canais para aproximar as pessoas dos livros e da leitura. Também está envolvida em projetos do YouTube Edu, plataforma de ensino gratuito do YouTube, do Catraca Livre, da TV Cultura. Taty ainda criou o projeto #OcupeACidade, que colocou criadores de conteúdo para falar sobre livros e artes em lugares históricos da cidade de São Paulo. 

 

Verena Alice Borelli: Atua como gestora estratégica da editora gaúcha Belas Letras. Lá ela assumiu a área de gestão de pessoas e liderou o projeto que garantiu à Belas Letras a certificação Great Place to Work (GPTW), Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil, com uma nota 98 sobre 100.

 

 

Sobre o Prêmio:

Lançado em 2015, o Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro reconhece 5 profissionais de até 35 anos que já tenham feito alguma contribuição notável para a indústria do livro no Brasil. Organizado pelo PublishNews, o prêmio conta com apoio da Feira do Livro de Frankfurt e o patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL).