Prêmio Oceanos de Literatura abre inscrições para a edição de 2021

Prêmio Oceanos
30/03/2021

O Prêmio Oceanos de Literatura abriu suas inscrições para a edição de 2021. A partir do dia 22 março e até 18 de abril, romances, livros de poesia, conto, crônica e dramaturgia publicados entre 1° de janeiro de 31 de dezembro de 2020 podem ser inscritos. Concorrem obras editadas em qualquer lugar do mundo, desde que escritas originalmente em língua portuguesa.

Aos autores e editoras que queiram inscrever obras, basta preencher o formulário disponível em https://www.itaucultural.org.br/oceanos.

A tecnologia desenvolvida pelo Itaú Cultural permite que todos os livros inscritos e validados pela curadoria do prêmio sejam avaliados em uma plataforma digital por júris internacionais, compostos por escritores, poetas, professores e críticos literários dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Durante o processo, as obras passarão por uma avaliação realizada em três etapas até chegar a três vencedores.

Mapeamento das Literaturas em Língua Portuguesa

A partir deste ano, o Oceanos passa a contar também com a parceria do Instituto Cultural Vale. De 2021 em diante, as instituições farão mapeamento da produção literária em língua portuguesa.

“Queremos contribuir para o desenvolvimento do mercado editorial como recurso para o fortalecimento da literatura escrita em língua portuguesa, da profissionalização do autor e do sistema editorial”, diz a coordenadora do projeto Selma Caetano

Com isso, o prêmio dá início a um processo de coleta de informações básicas para a constituição de um banco de dados literários inédito, que permitirá identificar tendências e lacunas. Essas informações serão coligidas, tratadas e analisadas, e aos resultados será dada ampla divulgação junto a todos os atores da dinâmica do livro, na qual se incluem também os órgãos governamentais, educacionais, empresariais, as universidades, a imprensa e o público em geral.