Série autores brasileiros: especial Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Adriano Messias

12/08/2022

Adriano Messias é tradutor, adaptador e escritor de livros para crianças e adolescentes. Ele é também o destaque desta edição da “Série Autores Brasileiros: especial Clube de Leitura ODS” – projeto apoiado pelo Brazilian Publishers – uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O autor teve quatro obras, todas publicadas pela Sowilo Editora, selecionadas para figurar no catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, promovido pelo Brazilian Publishers. O livro “O menino que amava o passupreto” (2017), consta na categoria 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da  Organização das Nações Unidas (ONU): Saúde e Bem-Estar. Já as obras “Lendas de frutas e árvores do Brasil” (2018) e “Lendas e fábulas de bichos do Brasil” (2019) constam na categoria 15 dos ODS: Vida Terrestre. Por último, o título “Amarelindo” (2020), consta na categoria 10: Redução das Desigualdades.

Em “O menino que amava o passupretu”, Adriano aborda a ideia de que, mesmo após uma perda, a vida deixa um convite que parece se estender para todas as criaturas. A obra incita o leitor a voar com um menino que descobre que o mundo é muito grande. Já o título “Lendas de frutas e árvores do Brasil” traz lendas inspiradas na tradição popular, sobretudo nas contribuições cabocla, indígena e africana. São narrativas que têm em vegetais, como o milho, o açaí, a mandioca, o inhame e o algodão seu elemento principal.

No livro “Lendas e fábulas de bichos do Brasil” o autor recupera essas lendas da tradição popular que fazem parte da imaginação de todas as pessoas que vieram a formar o povo brasileiro. A obra traz além dos animais da fauna do Brasil, bichos que povoam narrativas que unem o antigo e o novo, o medieval e o contemporâneo, o caboclo e o urbano, em variadas tradições: indígenas, africanas, europeias e orientais em uma bela mistura cultural. Já “Amarelindo” é um  livro de poesias que trata de um pintinho que queria que os seres e as coisas fossem amarelos como ele. O título brinca com os sons e os ritmos das sílabas, o que torna a leitura uma aventura ainda mais divertida.

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa selecionou 176 títulos nacionais e publicados em português, que englobam os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Os livros listados no catálogo são destinados ao público infanto-juvenil e têm como objetivo divulgar obras literárias que incentivem reflexões sobre os temas abordados nos ODS. Além disso, o material também é uma ferramenta de apoio aos professores para introduzir e ensinar esses temas aos alunos.

Carreira e trajetória

Adriano escreve romances, contos, poesia e teatro. O autor possui mais de cem livros publicados e suas obras compõem acervos de escolas, bibliotecas, lares e instituições públicas e privadas em todo o Brasil e no exterior.

Messias é graduado em letras e jornalismo e tem, ainda, mestrado em comunicação e sociabilidade pela UFMG; doutorado em comunicação e semiótica pela PUC-SP; e pós-doutorado em tecnologias da inteligência e design digital pela Fapesp.

Adriano foi, ainda, pesquisador visitante por duas vezes na Universitat Autònoma de Barcelona (UAB) e em outras universidades fora do Brasil, como a Université Paris 8, a Université Paris 3 e a Universidad de Buenos Aires.

O autor também recebeu diversos prêmios literários, como o Prêmio Jabuti, os selos Altamente Recomendável e Acervo Básico da Criança, além de incentivos da Fapesp para publicação de livro científico e da Biblioteca Nacional para tradução de obras no exterior.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.