Série Autores Brasileiros – André Dahmer

André Dahmer
30/04/2021

O ilustrador André Dahmer é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Dahmer é conhecido principalmente por suas tiras da série “Malvados”, que normalmente não seguem uma linha cronológica, e têm como personagens dois seres indefinidos, chamados de “As flores do mal”. O tom politicamente incorreto do trabalho chamou atenção do público e colocou o cartunista nos holofotes, principalmente na era da internet.

Além dos “Malvados”, André é conhecido também por ter criado o personagem Emir Saad, as séries “Apóstolos”, “Cidade do medo” e “Quadrinhos dos Anos 10”. Suas criações já apareceram em importantes publicações brasileiras, como Jornal do Brasil, O Globo, Folha de S. Paulo e muito mais.

Já em seu catálogo de livros estão títulos como Malvados (2005, Editora Desiderata), A Cabeça é a Ilha (2009, Editora Flâneur), Ninguém Muda Ninguém (2011, Editora Barba Negra), A Coragem do Primeiro Pássaro (2015, Editora Companhia das Letras) e mais.

Prêmios

Em 2017, Darhmer foi um dos ganhadores da categoria História em Quadrinhos do Prêmio Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro. A obra premiada foi “Quadrinhos dos Anos 10” (2016, Editora Quadrinhos na Cia). Além deste, o cartunista também tem quatro prêmios HQmix, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.