Série Autores Brasileiros: Angélica Freitas

Angélica Freitas
18/03/2021

A poeta gaúcha Angélica Freitas é o destaque da semana na Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Celebrando o Dia Mundial da Poesia, o BP dá destaque à obra de uma das poetas brasileiras mais ativas e interessantes da atualidade. Em seu trabalho, Angélica tem como tema base o universo feminino e LGBTQ+, e começou sua carreira já com um pé no mercado internacional. Sua primeira publicação é de 2006, em uma antologia de poesia brasileira contemporânea publicada na Argentina, chamada Cuatro Poetas Recientes del Brasil (Editora Black & Vermelho).

No ano seguinte, lançou sua primeira coletânea de poemas no Brasil, o volume Rilke Shake (Editora Cosac Naify), após um período se apresentando em leituras públicas em São Paulo e em Buenos Aires.

Desde então, seus poemas já foram traduzidos e publicados na Espanha, México, Estados Unidos, Alemanha e França. Entre suas principais obras estão “Um útero é do tamanho de um punho” (Cosac Naify, 2013) e “Canções de atormentar” (Companhia das Letras, 2020). Essa última foi finalista do Prêmio Portugal Telecom, no mesmo ano de lançamento.

Angélica Freitas também foi uma das autoras brasileiras convidadas para o Festival de Poesia de Berlim (Poesiefestival Berlin), que dedicou sua edição de 2008 à língua portuguesa.

Leia abaixo “rito de passagem”, um dos poemas publicados por Angélica:

NÃO adianta
chegar na porta
e ordenar
öffnen
open
é preciso
girar a chave

 e mais
é preciso saber
qual chave

 ou então
esbarrar na dureza
de certos materiais 

mogno pinho
cedro ou lâmina
de qualquer madeira

conhecer a chave
ou intuir para que
lado gira

tantos têm
tão pouca paciência

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.