Série Autores Brasileiros: arte e literatura por Veronica Stigger

04/12/2020

Finalista do Prêmio Jabuti 2020, a escritora gaúcha Veronica Stigger é a personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Com mais de dez títulos publicados, Verônica é uma das autoras brasileiras contemporâneas mais premiadas. Com seu romance Opisanie świata (Cosac Naify, 2013), conquistou o Prêmio Machado de Assis 2013, da Fundação Biblioteca Nacional, o Prêmio Açorianos de narrativa longa e o Prêmio São Paulo na categoria melhor estreante acima de 40 anos, ambos em 2014.

Sua obra mais recente é o livro de contos intitulado Sombrio Ermo Turvo, lançado em 2019 pela editora Todavia, com o qual foi finalista do Prêmio Jabuti 2020. O livro também está entre os dez finalistas do importante Prêmio Oceanos. 

E não para por aí. Em 2017, a escritora recebeu o Prêmio Jabuti pelo livro de contos e crônicas Sul, publicado originalmente na Argentina em 2013, e no Brasil em 2016 pela Editora 34. Entre seus outros títulos também estão Os anões (Cosac Naify, 2010), Delírio de Damasco (Cultura e Barbárie, 2012), os infantis Dora e o sol (Editora 34, 2010) e Onde a onça bebe água (Cosac Naify, 2015) escrito em coautoria com Eduardo Viveiros de Castro e O trágico e outras comédias, seu livro de estréia, que  foi publicado em Portugal em 2003, e no Brasil em 2004, pela editora 7Letras. 

Um pouco de história

Nascida em Porto Alegre, Stigger é escritora, jornalista, professora e crítica de arte. Formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e é doutora em teoria e crítica da arte pela Universidade de São Paulo. 

Como curadora de artes plásticas, organizou em 2013 a exposição Maria Martins: Metamorfoses, que ganhou o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), em 2016 a curadoria da exposição Útero do Mundo (2016) ambas no no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Em 2015, organizou, com Eduardo Sterzi, a exposição de fotografias do antropólogo Eduardo Viveiros de Castro Variações do corpo selvagem, no SESC Ipiranga, em São Paulo.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.