Série Autores Brasileiros: Carol Bensimon

05/10/2018

Carol Bensimon estreou na literatura com a obra “Pó de Parede” (2008) e foi selecionada para o livro “Os Melhores Jovens Escritores Brasileiros”, publicado pela revista Granta em 2012. Desde então, a escritora alcança os leitores internacionais com publicações na Itália, Argentina e Espanha. O título “Todos nós adorávamos caubóis” (2013) será lançado nos Estados Unidos em 6 de novembro pela editora Transitbooks.

A narrativa conta a história de duas amigas que decidem fazer uma viagem juntas em meio a conflitos pessoais. “Eu morei em Paris por dois anos e foi a primeira vez que eu me distanciei do Brasil. Nessa época, eu me questionei muito sobre a minha identidade, o que era ser brasileira e do Rio Grande do Sul. Percebi que eu queria contar alguma coisa, uma história de amor entre duas meninas, que acabou virando uma road-novel”, explicou a autora que faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Outro livro de destaque na carreira da autora é Sinuca Embaixo D’água (2009), que tem previsão de publicação na Itália em maio de 2019 com o selo da Tunue. A protagonista do romance aparece na história por meio do olhar de outros sete personagens que presenciaram a sua morte e ficaram ligados para sempre por conta do ocorrido.

Sua obra mais recente é “O Clube dos Jardineiros de Fumaça” (2017), que discute a descriminalização da maconha. O personagem Arthur é demitido da universidade em que trabalha por cultivar maconha para auxiliar no tratamento médico da mãe, que tem câncer. Após sua morte, Arthur se muda para o norte da Califórnia com o pretexto de cursar um doutorado, mas acaba se envolvendo com o plantio e o comércio ilegal da droga. Cruzando história e ficção, Carol apresenta um retrato da geração hippie e seu legado.

Durante a sua carreira, Carol também publicou “Uma Estranha Na Cidade” (2015), que traz uma série de crônicas sobre temas como planejamento urbano, viagens, tecnologia, entre outros.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.