Série Autores Brasileiros: conheça a trajetória de Itamar Vieira Junior

17/11/2020

O escritor e finalista do 62º Prêmio Jabuti Itamar Vieira Junior é o personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Através de sua escrita clara e leve, Itamar Vieira Junior transporta seus leitores para o universo rural brasileiro. Seu último lançamento, o romance Torto Arado (Todavia), conquistou Portugal, com tiragem de 8.000 exemplares, ao se tornar o vencedor do importante Prêmio LeYa, em 2018. No Brasil, publicado pela Editora Todavia em 2019, a obra é uma das finalistas do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Romance Literário.

Dividido em três partes e com duas irmãs negras quilombolas como protagonistas, o enredo enfatiza trabalhadores sem-terra remanescentes do regime escravista, colocando ênfase nas figuras femininas. O nome do livro foi retirado de “Marília de Dirceu”, poema do inconfidente Tomás Antônio Gonzaga.

Itamar estreou na literatura em 2012, com o livro de contos Dias, com o qual venceu o XI Prêmio Projeto de Arte e Cultura, da Bahia. Em 2017, lançou o também premiado A oração do carrasco (Mondrongo), finalista do Prêmio Jabuti 2018, na categoria Contos. O livro também conseguiu o segundo lugar no Prêmio Bunkyo de Literatura 2018 e foi vencedor do Prêmio Humberto de Campos da União Brasileira de Escritores.

Itamar nasceu em Salvador em 1979 e é descendente de negros escravizados vindos de Serra Leoa, da Nigéria e de indígenas Tupinambás, no Recôncavo Baiano. Graduou-se em Geografia pela Universidade Federal da Bahia e é doutor em Estudos Étnicos e Africanos, que fala sobre a formação de comunidades quilombolas no interior do Nordeste brasileiro. Há 15 anos trabalha no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), onde estabeleceu convivência e escuta com quilombolas, sem-terra e indígenas do interior do país.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.