Série Autores Brasileiros: conheça a trajetória de João Gilberto Noll 

11/12/2020

João Gilberto Noll é o autor do livro Lorde, vencedor do Prêmio Jabuti 2020 na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, e é o personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Desde o lançamento de seu primeiro livro, o escritor já mostrava que teria uma carreira de sucesso. O Cego e a Dançarina, publicado em 1980, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação, em 1981. A obra ainda lhe rendeu os prêmios:  revelação do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), e ficção do ano do Instituto Nacional do Livro.

De lá pra cá, Noll seguiu ganhando prestígio também na academia. Atuou como professor convidado da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, e ainda foi escritor residente no King’s College, em Londres, em 2004. A partir dessa experiência na Inglaterra, escreveu o livro Lorde, com o qual recebeu o segundo lugar do Prêmio Jabuti em 2005, na categoria Romance. Em 2020, o livro venceu o prêmio na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior, após ser publicado nos Estados Unidos pela editora Two Line Press. O autor também foi aclamado com estatuetas do Jabuti em outras ocasiões: em 1994, com o livro Harmada (1993) e em 1997, com A Céu Aberto (1996), ambos na categoria Romance, e em 2004, com o livro Mínimos Múltiplos Comuns (2003), na categoria Contos e Crônicas.

Em 2000, Noll foi selecionado para figurar no livro Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século, e o livro Harmada está na lista dos 100 Livros Essenciais da Literatura Brasileira, elaborada pela revista Bravo!.

Ele nasceu em Porto Alegre, em 1946. Formou-se em Letras na Faculdade Notre Dame, no Rio de Janeiro, cidade onde atuou por anos como jornalista. Ao longo de sua vida, publicou dezenove livros. As obras Harmada, Hotel Atlântico e o conto Alguma coisa urgentemente ganharam adaptação para o cinema. João Gilberto faleceu em 2017, na mesma cidade em que nasceu. 

 

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.