Série Autores Brasileiros: conheça o ilustrador Wagner Willian Menezes de Araújo

18/12/2020

O ilustrador e quadrinista Wagner Willian Menezes de Araújo, autor de Silvestre, vencedor do Prêmio Jabuti 2020, é o personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O livro que rendeu a Araújo a estatueta do Prêmio Jabuti na categoria Histórias em Quadrinhos foi lançado em 2019 pela editora DarkSide Books. Silvestre é considerado um espetáculo visual e a história leva o leitor para dentro de uma floresta, e mistura folclore brasileiro, lendas e misticismo. 

Outros trabalhos do ilustrador também foram aclamados em outras ocasiões e prêmios importantes. É o caso da obra Bulldogma, da Editora Veneta, de 2016), considerada uma das maiores HQs já lançadas por um autor brasileiro de uma só vez. Wagner Willian levou quase dois anos para produzir as 320 páginas do livro, que passeia por diversos gêneros enquanto conta a vida da personagem Deisy Mantovani e sua crise dos 30 anos. O romance gráfico lhe rendeu o Troféu HQMIX, considerado o Oscar dos quadrinhos no Brasil, na categoria Nova Revelação, além do prêmio Grampo de Ouro.

Vale destacar ainda algumas outras publicações de Araújo: Lobisomem Sem Barba, (Balão Editorial, 2014), com a qual recebeu o segundo lugar do Prêmio Jabuti 2015 na categoria Ilustração, Flerte da Mulher Barbada (Veneta, 2016), O Martírio de Joana Dark Side (Texugo, 2018) e O Maestro, o Cuco e a Lenda (Editora Texugo, 2017), obra também publicada em Portugal pela editora Polvo (2018) e na França pela editora Casterman (2018).

Wagner nasceu em Natal, em 1978. Além das publicações, o ilustrador também realizou diversas exposições coletivas e individuais , entre elas: Silvestre, em 2019, realizada no Centro Cultural São Paulo,  Antes da Razão, no Espaço Cultural Vallourec, em Belo Horizonte em 2015, e Saravá Bangs, na Galeria Vertente, em Campinas em 2011.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.