Série Autores Brasileiros: conheça Rosinha, que largou a arquitetura para se dedicar à literatura

03/04/2020

De arquiteta à escritora e ilustradora. Esse foi o caminho da autora de mais de 110 livros publicados, a pernambucana Rosinha. Ela é a personagem desta semana da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nascida em Recife, Rosinha é graduada pela Universidade Federal de Pernambuco em Arquitetura. Foi professora de Literatura Infantil por mais de dez anos em cursos de formação de leitor. Atualmente, mora em Olinda e trabalha como ilustradora e escritora. “Depois de me apaixonar pela literatura para crianças e jovens, fechei o escritório (de arquitetura) e passei a me dedicar à ilustração”, ela conta.

Em 1994, a pernambucana lançou seu primeiro título “Som Coração” (Editora Projeto). Desde aquele momento, ela dedicou sua vida aos livros. Rosinha destaca a coleção “Palavra Rimada com Imagem”, também publicado pela Projeto, que ganhou vários prêmios da FNLIJ, prêmio Açorianos e o renomado prêmio Jabuti, na categoria Ilustração, em 2011.

A coleção “Palavra Rimada com Imagem” é composta de 3 volumes: “A história da Princesa do Reino de Pedra”, “A história de Juvenal e o Dragão” e “A história da Garça Encantada”. A estrutura comum às três obras é o formato de conto de fadas. Rosinha transforma esses 3 romances de cordel (gênero literário popular brasileiro normalmente escrito em rimas) criados por Leandro Gomes de Barros em curtas narrativas. Cada volume contém um livreto de cordel na versão original.

“São muitos os caminhos que percorro desde a origem do livro até o momento em que os originais saem das minhas mãos. São inúmeras possibilidades que a criação me apresenta. Até que uma memória, uma reflexão, um fato, um filme ou um outro livro me lançam um fio de Ariadne e as escolhas são tomadas. O resultado é uma variedade técnica e um livro com identidade única”, relata Rosinha, sobre seu processo de criação.

A autora e ilustradora participou de importantes mostras em vários países, como a En los Colores del Trazo, na Guatemala; Bienále Ilustrácií Bratislava, na Eslováquia; Literatura Brasileña para Niños y Jóvenes, na Colômbia; Ilustra Brasil e Recife Ilustra, no Brasil. Em 2015 criou a escola Usina de Imagens, em parceria com Anabella Lopez, e se dedica à formação de ilustradores. 

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.