Série autores brasileiros: especial Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Ana Claudia Bastos

10/06/2022

Ana Claudia Bastos é uma escritora, roteirista, pedagoga, formada em ciências sociais e mestre em psicologia social pela PUC-SP, com especialização em arte educação pela Universidade de São Paulo (USP). Ela é também a homenageada desta edição da “Série Autores Brasileiros: especial Clube de Leitura ODS” – projeto apoiado pelo Brazilian Publishers – uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

A escritora teve a obra “Família de todo jeito” selecionada para figurar no catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU). O livro foi publicado pela ZIT Editora em 2015, e consta na categoria 3 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Saúde e Bem-Estar.

A obra de Ana Claudia nos faz lembrar, em um texto muito bem escrito, que há famílias de todo jeito e que nunca devemos comparar a nossa família às famílias de amigos e vizinhos. O título nos traz a ideia de o que define uma família é o fato de ser um núcleo de pessoas que se amam e partilham seus bens e seus sonhos. Ao longo da história humana, existiram muitos modelos de famílias diferentes dessas que, hoje, habitam as cidades: famílias indígenas que se sentiam responsáveis por todas as crianças e idosos da aldeia, bem como famílias africanas, chamadas de clãs, nas quais um homem tinha várias esposas ou uma mulher tinha vários maridos. O encanto do livro é abrir os olhos dos leitores para diferentes modelos de família.

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa selecionou 176 títulos nacionais e publicados em português, que englobam os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Os livros listados no catálogo são destinados ao público infanto-juvenil e têm como objetivo divulgar obras literárias que incentivem reflexões sobre os temas abordados nos ODS. Além disso, o material também é uma ferramenta de apoio aos professores para introduzir e ensinar esses temas aos alunos.

Carreira e trajetória

Ana Claudia Bastos também é autora dos títulos: “As cores da Floresta sem cor”, publicado pela Editora Melhoramentos em 2013 e selecionado para integrar o catálogo da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha; “Um dia especial para Laurinha”, também lançado pela Editora Melhoramentos em 2004; e “Um dia na Aldeia Brilho do Sol”, publicado pela Editora Peiropólis em 2005 e produto da pesquisa “Temporalidade, memória e saber nas práticas educativas das aldeias Guarani Mbyá do Rio de Janeiro” (MAST, UERJ, UFF E UNIRIO) em que a autora atuou como pesquisadora técnica do projeto, entre os anos de 2001 e 2002. 

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.