Série autores brasileiros: especial Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Lázaro Ramos

20/05/2022

Lázaro Ramos é um ator, escritor, apresentador e cineasta brasileiro. O autor é também o destaque desta edição da “Série Autores Brasileiros: especial Clube de Leitura ODS” – projeto apoiado pelo Brazilian Publishers – uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

O escritor teve sua obra “Caderno Sem Rimas da Maria” selecionada para figurar no catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU). O livro, publicado pela editora Pallas, em 2018, consta na categoria 5 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Igualdade de Gênero.

Em “Caderno Sem Rimas da Maria”, o autor se inspira em sua filha, inventando e ressignificando palavras. É assim, no processo desta brincadeira, que o título vai mostrando ao pequeno leitor que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa selecionou 176 títulos nacionais e publicados em português, que englobam os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Os livros listados no catálogo são destinados ao público infanto-juvenil e têm como objetivo divulgar obras literárias que incentivem reflexões sobre os temas abordados nos ODS. Além disso, o material também é uma ferramenta de apoio aos professores para introduzir e ensinar esses temas aos alunos.

Carreira e trajetória

Nascido em Salvador, em 1978, Lázaro tem uma carreira consagrada na teledramaturgia e no cinema brasileiro.  Desde os seus quinze anos de idade, quando decidiu ser ator, já estrelou mais de trinta participações em programas de TV, entre novelas e séries. Ramos também possui em seu currículo dezenas de peças de teatro e filmes, tendo inclusive assinado a direção de alguns deles, além de clipes e documentários.

Na literatura, o artista fez sua estreia no gênero infantil, com a publicação de seu título “Paparutas”. O livro é baseado na versão do autor quando criança, além de abordar temas importantes como a autoestima. Entre seus livros também estão os títulos “A Velha Sentada” (2010), que ganhou adaptação para o teatro, “O Caderno de Rimas do João” (editora Pallas, 2015), além de “Caderno Sem Rimas da Maria” (editora Pallas, 2018). Os dois últimos são inspirados nos filhos de Lázaro com a atriz Thaís Araújo, João e Maria. O autor ainda lançou em 2019 o título “Sinto o que sinto”, da editora Carochinha.

Em 2017, lançou para o público adulto, o sucesso “Na Minha Pele”, da editora Objetiva. O livro é uma autobiografia que discorre sobre pluralidade cultural, racial, étnica e social. A obra foi traduzida em espanhol sob o título “En mi piel”, lançado na Colômbia em 2020.

No campo social, Lázaro atua, ainda, como embaixador da Unicef e é um dos criadores do projeto “Ler é Poder”, de estímulo à leitura, fundado em Salvador, sua cidade natal.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.