Série Autores Brasileiros: Jana Glatt

Jana Glatt Authors
25/02/2021

A ilustradora Jana Glatt, vencedora da categoria Ilustração no Prêmio Jabuti 2020 com “Cadê o livro que estava aqui?” (Telma Guimarães, 2019, Editora FTD), é a personagem da semana na Série Autores Brasileiros.  A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Nascida no Rio de Janeiro em 1987, Jana viu seu amor pela ilustração nascer ainda criança, quando fez 10 anos de teatro. Ao Brazilian Publishers, ela conta que seu estilo colorido e infantil tem grande influência dessa experiência, mesmo que o desenho não fosse a sua grande paixão à época. A ilustradora, que é graduada em Design Gráfico e trabalhou na área por um tempo, viu seu talento surgir em Barcelona, na Espanha, quando viajou para fazer uma pós-graduação em ilustração. “Eu não tinha pretensão de ilustrar, meu objetivo era morar fora e estudar algo relacionado à minha área. À época, eu achava que nem desenhava bem. Mas foi justamente essa liberdade que permitiu esse meu encontro com meu estilo, já que testei várias técnicas”, conta Jana.

Usando a internet a seu favor, Glatt começou a divulgar seu portfólio através de redes como Instagram e Tumblr. Com a editora Guarda-Chuva, lá em 2015, Jana ilustrou seu primeiro livro, chamado “Declaração de Amor”. Desde então, entre títulos como “Tobey Juliano” (2019, Editora Labrador), “El Gran Chaparrón” (2018, Kireei) e “A Cadelinha Russa” (2016, Editora Evoluir), Jana Glatt já ilustrou mais de 25 livros em países como o Brasil, Coréia do Sul, Espanha, Inglaterra, entre outros.

Em 2015, teve seu trabalho selecionado para o VI Catálogo Ibero-americano de Ilustração com exposição em Guadalajara (México) e Bolonha (Itália), um grande marco na carreira.

Prêmio Jabuti

Cade o Livro que estava Aqui

De acordo com Jana, sua indicação ao Prêmio foi uma surpresa. “Eu não imaginava que ia concorrer, ainda mais ficar entre os finalistas. Quando a Maju Coutinho anunciou meu nome, eu chorei muito”, conta a ilustradora.

Glatt conta ainda que o trabalho ao lado da Editora FTD e da autora Telma Guimarães foi muito prazeroso, e que o bom resultado é apenas um reflexo da colaboração de valor. Confira a leitura de um trecho de “Cadê o livro que estava aqui?” no projeto Brazilian Readings.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.