Série autores brasileiros: especial Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa — Kiara Terra

28/07/2022

Kiara Terra é uma escritora, com formação em teatro pela escola Célia Helena e em Comunicação das Artes do Corpo pela PUC-SP, além de doutoranda em Sociologia da Infância. Ela é também o destaque desta edição da “Série Autores Brasileiros: especial Clube de Leitura ODS” – projeto apoiado pelo Brazilian Publishers – uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Kiara teve a obra “Estação Mundo: mobilidade” selecionada para figurar no catálogo do Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa – Capítulo Brasil, da Organização das Nações Unidas (ONU). O livro foi publicado pela editora SM em 2017 e consta na categoria 9 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: Indústria, Inovação e Infraestrutura.

A obra é um álbum informativo que aborda a cidadania com foco nos meios de locomoção e transporte humanos. Por meio de um grande mapa, cujas partes são mostradas em diferentes páginas, o leitor é estimulado a observar detalhes, percebendo a movimentação das personagens e a transformação da paisagem. Assim, pode identificar zonas urbanas e rurais, conhecer diversos tipos de sinalização de trânsito, ter contato com os mais variados meios de transporte, vias e estradas. Dessa forma, é levado a refletir sobre as diferentes maneiras de orientação espacial e deslocamento, seus benefícios e dificuldades, dependendo do local de moradia das pessoas e de seus estilos de vida. Mais que isso, o livro convida a criança a refletir sobre seus próprios hábitos e o futuro da mobilidade.

O Clube de Leitura ODS em Língua Portuguesa selecionou 176 títulos nacionais e publicados em português, que englobam os 17 ODS da Agenda 2030 da ONU. Os livros listados no catálogo são destinados ao público infanto-juvenil e têm como objetivo divulgar obras literárias que incentivem reflexões sobre os temas abordados nos ODS. Além disso, o material também é uma ferramenta de apoio aos professores para introduzir e ensinar esses temas aos alunos.

Carreira e trajetória

Kiara é autora de livros como “A Menina dos Pais-Crianças”, lançado pela editora Ática em 2009, “Hocus Pocus”, de 2012, da Companhia das Letrinhas, e “O Tatu-Bola e a Girafa”, publicado pela Estação das Letras em 2012. 

Atualmente a escritora também atua como mestre de cerimônia em congressos, seminários, prêmios, festivais e demais lugares onde for preciso instaurar diálogo fértil e uma condução envolvente. A escritora já levou histórias às seguintes iniciativas: ações como a valorização da literatura, na Fundação Bunge; Fortalecimento e visibilidade de ONGs em prol dos direitos das crianças e adolescentes, do Prêmio Itaú Unicef; e Selo Município Aprovado, também da Unicef.

Desde 2010, Terra também viaja o Brasil formando educadores, através da participação em congressos de educação e aulas interativas. São encontros cujo tema central é “A paixão pela palavra – Ler, escrever e narrar para pertencer ao mundo”.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.