Série Autores Brasileiros: Leitura para não perder de vista

18/09/2020

A Série Autores Brasileiros desta semana, conta um pouco sobre a jornada da jornalista Socorro Acioli, que escreveu biografias, livros infantis, juvenis e também com temáticas para adultos. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Socorro é uma escritora contemporânea para se acompanhar de perto. Nascida no Ceará, estado da região nordeste do Brasil, Socorro é formada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, Mestre em Literatura e Doutora em Estudos de Literatura. Ela iniciou seus experimentos com a literatura aos 8 anos de idade, quando escreveu e publicou o livro O Pipoqueiro João, em 1984.

De lá pra cá, a autora coleciona diversos escritos, prêmios e chama atenção no Brasil e também no exterior. Na lista de admiradores entra o renomado escritor colombiano Gabriel García Márquez. Socorro foi a única brasileira selecionada para participar da oficina de roteiros Como contar um conto, ministrada por ele na Escuela de Cine y TV de San Antonio de Los Baños, em Cuba.

O romance que chamou atenção de García Márquez foi A cabeça do santo – que na época era apenas um projeto de meia página, escrito para participar da oficina – e conta a história de um jovem nordestino que descobre o dom de ouvir as preces das mulheres para Santo Antônio. O livro foi publicado em 2014 e ganhou as prateleiras em países como Inglaterra, Estados Unidos e França.

Entre suas outras publicações, estão dois ensaios biográficos: Frei Tito (2001) e Rachel de Queiroz (2003), além de quatro livros juvenis, quinze livros infantis, como Bia que tanto lia, seu livro de estreia no gênero. Também merece destaque o título  Ela tem olhos de céu (2012), que lhe rendeu o primeiro lugar na categoria Infantil do Prêmio Jabuti, em 2013.

Sua coleção de prêmios se completa com o reconhecimento de Melhor Obra Infantil, da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, pelo livro É pra ler ou pra comer?, e o selo de altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil nos anos de 2006, 2007 e 2008.

  

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.