Série Autores Brasileiros – Lu Cafaggi

Lu Cafaggi
19/06/2020

Um dos filmes infantis brasileiros mais emocionantes dos últimos anos, “Turma da Mônica – Laços” nasceu em uma HQ premiada, feita parcialmente pelas mãos de uma mulher. Estamos falando de Lu Cafaggi, quadrinista brasileira que iniciou a carreira em 2009 e, desde então, tem ilustrado obras ricas e de sucesso.

Lu Cafaggi faz parte da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Natural de Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais, Lu começou a divulgar suas ilustrações em 2009 na internet, lançando no ano seguinte o blog Lospantozelos. Por lá, ao lado de um amigo, Cafaggi publicou de forma independente seus trabalhos enquanto dava início à carreira. Em 2011 veio “Mixtape”, uma coletânea de quatro mini-gibis com um design inspirada nas fitas K7 e o formato “poesia em quadrinhos”. Na história, Lu conta histórias baseada em sua relação com a música.

Foi em 2013 que, ao lado do irmão Vitor Cafaggi, Lu recebeu o convite para idealizar uma nova HQ da Turma da Mônica. Começando por “Laços”, a trilogia ainda tem as histórias intituladas “Lições” e “Lembranças”. Tratando de temas mais sensíveis e menos cômicos, as histórias levaram a série criada por Maurício de Sousa a uma fase mais madura, mas sem perder o encanto. Com “Lições”, Vitor e Lu ganharam em 2015  o 28º Troféu HQ Mix na categoria “Melhor Publicação Juvenil”. A primeira graphic novel da trilogia virou filme em 2018 e ganhará sequência em breve.

Em junho de 2020, Lu Cafaggi emprestou seu traço à série “Amor em Tempos Modernos”, da Casa Fiat de Cultura. Usando técnicas de aquarela e pintura digital, Lu ilustrou histórias centradas no amor, principalmente nas relações em tempos de isolamento social. Hoje, a artista continua compartilhando seus trabalhos sensíveis através do Instagram.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.