Série Autores Brasileiros: Maria Valéria Rezende percorre os caminhos da educação e da literatura

11/09/2020

Entre romances, contos, crônicas e livros infantojuvenis, Maria Valéria Rezende conquistou o mundo com sua literatura, e é a personagem desta semana da Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

 

Foi em 2001, aos 60 anos, que Maria Valéria Rezende deu seus primeiros passos no universo da literatura e publicou o livro “Vasto Mundo”. De lá para cá, a escritora lançou dezenas de títulos, e em diferentes gêneros literários, como ficção e poesia. Ela também recebeu diversos prêmios e conquistou um público diverso.

 

Entre as condecorações recebidas no Brasil e no exterior, destacam-se: quatro estatuetas do Prêmio Jabuti, a maior premiação do livro brasileiro. Em 2009, na categoria Infantil, com a obra “No risco do caracol”, em 2013 na categoria Juvenil, com o romance “Ouro dentro da cabeça”, e em 2015, o romance “Quarenta Dias”, que lhe rendeu primeiro lugar nas categorias Romance e Livro do Ano em ficção. O seu último romance “Outros Cantos” valeram-lhe o Prêmio Casa de las Américas, em Cuba, além do Prêmio São Paulo de Literatura, ambos em 2017.

 

Base na educação

Nascida em Santos, cidade do litoral de São Paulo, em 1942, Maria Valéria formou-se em Língua e Literatura Francesa, Pedagogia, e também tornou-se mestre em Sociologia. Desde os anos 1960, dedica-se à Educação Popular em diferentes regiões do Brasil e no exterior. 

 

Depois de trabalhar em todos os continentes, mudou-se para Paraíba em 1976, onde vive até hoje. Além dos trabalhos de educação e dedicação aos seus textos, Maria Valéria também participa do movimento Mulherio das Letras. O evento literário nacional é voltado para a reunião, revelação e auxílio de mulheres ligadas às letras, sejam elas escritoras, editoras ou acadêmicas.

 

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.