Série Autores Brasileiros: Nélida Pinõn é um ícone da literatura brasileira

25/09/2020

A escritora Nélida Piñon marcou história na literatura brasileira. Ela foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, e é a personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A escritora iniciou sua trajetória na literatura em 1961, com o romance Guia-mapa de Gabriel Arcanjo. Ao longo de quase 60 anos de carreira, Nélida escreveu mais de vinte livros, entre romances, crônicas, contos e ensaios. Suas obras estão espalhadas pelo mundo, em países como Alemanha, Itália, Espanha, Estados Unidos, Cuba e Nicarágua. 

Em sua jornada, Nélida recebeu diversos prêmios literários, como o Prêmio Jabuti nas categorias Romance e Livro do ano de ficção, por Vozes do deserto (2004), o Prêmio Mário de Andrade, pelo romance A casa da paixão (1973), além de ter sido a primeira mulher e autora de língua portuguesa a receber o Prêmio Internacional de Literatura Juan Rulfo, o mais importante da América Latina e do Caribe, em 1995. Em 2005, recebeu o prêmio Príncipe de Astúrias pelo conjunto de sua obra. 

Outros livros da escritora também merecem destaque. Entre eles estão, Madeira feita cruz (1963), A república dos sonhos (1984), A doce canção de Caetana (1987), O pão de cada dia (1994),  Até amanhã outra vez (1999), Filhos da América (2016), Uma Furtiva Lágrima (2019).

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Nélida também foi editora e membro do conselho editorial de várias revistas no Brasil e no exterior. A escritora também percorreu longos caminhos na área acadêmica, como escritora-visitante das universidades Harvard, Columbia, Johns Hopkins e Georgetown, nos Estados Unidos. Em 1990, tornou-se professora catedrática da Universidade de Miami e neste mesmo ano foi empossada como imortal pela Academia Brasileira de Letras.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.