Série Autores Brasileiros: o fantástico mundo de Nikelen Witter

06/11/2020

A historiadora e escritora Nikelen Witter é a personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A ficção científica e o fantástico fazem parte da escrita de Nikelen, com tramas inspiradas em lendas regionais repletas de elementos culturais brasileiros e de historiografia nacional. Sua obra mais recente, o livro Viajantes do Abismo, está entre os 5 finalistas do Prêmio Jabuti 2020, na categoria Romance de Entretenimento. 

Outros trabalhos da escritora já foram consagrados em prêmios importantes. O romance Guanabara Real: Alcova da Morte (Editora Avec) ganhou o prêmio Le Blanc na categoria de Melhor Publicação Fantasia, Ficção Científica ou Terror. O livro foi escrito a seis mãos, em uma parceria com os autores Enéias Tavares e André Zanki Cordenonsi. Cada parceiro escreveu 7 dos 21 capítulos que narram a história, formando um mosaico narrativo que mescla a percepção de cada um dos personagens.

 

Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Maria, Nikelen possui Mestrado em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), e é Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense (2007). A escritora também se dedica a estudos que envolvem questões de gênero e a história das mulheres na época contemporânea. 


Entre suas outras publicações também estão Territórios Invisíveis (Avec Editora), Dezessete Mortos (Avec Editora), além e de diversos contos publicados em antologias, como Pena e o Imperador (ed. Estronho), O Terror dos teus Inimigos, em História Fantástica do Brasil, vol.2, Guerra dos Farrapos (ed. Estronho, 2012), Embornal dos Olhos, em Quando o Saci encontra os Mestres do Terror (ed. Estronho, 2013), A Devoradora de Mundos, in Contos do Dragão (ed. Draco), Mary G., em Autores Fantásticos (ed. Argonautas).

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.