Série Autores Brasileiros: os Palmares de Zumbi de Leonardo Chalub 

05/02/2021

O publicitário Leonardo Chalub, vencedor do  Prêmio Jabuti 2020 na categoria Juvenil, é o personagem da semana da Série Autores Brasileiros. A campanha é uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

Lançado em 2019 pela Editora Nemo, do Grupo Autêntica, Palmares de Zumbi é o primeiro livro de Leonardo. A obra retrata o Brasil de 1667, e traz uma releitura de uma das mais importantes personalidades brasileiras. O livro também se destaca pela linguagem envolvente e pelas ilustrações de xilogravuras de Luís Matuto.  

O eixo condutor da trama é a história do quilombo a partir da capoeira, expressão cultural que o autor pratica desde a infância e que lhe serviu de inspiração. “O Palmares de Zumbi é um livro que escrevi antes de tudo como capoeirista, querendo contar pro povo brasileiro aquilo que não se vê nas rodas de praça”, comenta o autor. 

Quando escreveu a história, ele tinha em mente o público jovem adulto, mas ao conseguir representar todas as questões de uma forma lúdica, o livro encaixou-se na categoria juvenil e, logo em sua estreia, Leonardo recebeu um Prêmio Jabuti.  “É um sonho realizado, pois contar histórias importantes e emocionantes é o que me move, e este reconhecimento mostra que estou alinhado com as preocupações da nossa sociedade”, completa.

E seu segundo livro já está a caminho. A obra conta a história de Dandara, na época da formação da Falange Feminina de Palmares, e seu lançamento está previsto para 2021. Formado em cinema e Publicidade pela Universidade Federal de Minas Gerais, Chalub trabalha como técnico de audiovisual da Escola de Engenharia, da UFMG.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.