Série Autores Brasileiros: passeie pela história de João Carlos Marinho 

28/08/2020

Há mais de 50 anos, João Carlos Marinho segue atraindo novos leitores e por isso ele é o personagem desta semana na Série Autores Brasileiros, uma iniciativa do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

O escritor brasileiro nasceu 1935, no Rio de Janeiro e sua vida profissional começou como advogado, depois de se formar em direito pela Universidade de São Paulo (USP). Quando Marinho publicou o livro “O Gênio do Crime”, em 1969, viu sua trajetória mudar para sempre.

O sucesso da história gerou uma série de livros de aventuras protagonizadas por um grupo de pequenos heróis, e tornou-se um clássico da literatura infantil e infantojuvenil, com mais de 70 edições. Além disso, a obra foi transformada em filme:  O Detetive Bolacha Contra o Gênio do Crime”.

A partir de 1987, Marinho deixou a advocacia trabalhista e passou a se dedicar exclusivamente à escrita. Na vasta lista de publicações do escritor estão dois romances adultos: “Professor Albuquerque e a Vida Eterna ” e Pedro Soldador”. Ele também lançou um livro de poesias com o título “Anjo de camisola”, e o ensaio “Conversando de Monteiro Lobato “, outro escritor brasileiro de quem sempre foi grande leitor e admirador.

Ao longo da carreira, Marinho ainda foi aclamado com o Prêmio Jabuti, a maior premiação do livro brasileiro, na categoria Literatura Juvenil, com o livro “Sangue Fresco”. A mesma obra também foi vencedora do Grande Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). E pelo livro “Berenice Detetive”, o escritor também recebeu o Prêmio Mercedes-Benz, que valoriza os textos com a temática infantojuvenil. João Carlos Marinho faleceu em 17 de março de 2019, deixando um grande legado para literatura brasileira.

Sobre a Série: Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.