Série Autores Brasileiros – Tino Freitas

24/09/2021

Tino Freitas é um escritor, jornalista e contador de histórias brasileiro, além do destaque da semana da Série Autores Brasileiros – especial Clube de Leitura ODS, que reúne perfis de escritores com obras selecionadas para esse projeto. O objetivo do Clube de Leitura é selecionar conteúdos para crianças e jovens de 6 a 12 anos, relacionados com um ou mais dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, o clube é realizado com apoio do Brazilian Publishers – uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, (Apex-Brasil).

O livro “Leila”, escrito por Tino e publicado pela editora Abacatte, entrou na categoria cinco das ODS: Igualdade de gênero. Na obra, uma baleia chamada Leila é assediada por um Barão que, contra a sua vontade, a beija, sussurra seduções, pede segredo e ainda corta os seus cabelos. Calada e petrificada, o terror toma conta de seu ser, e ela desiste de nadar, mas ajudada pelos amigos, retoma a sua essência e a sua voz, dando fim às ameaças do agressor.

Essa obra está catalogada na categoria de igualdade gênero porque representa uma narrativa que contesta todas as formas de discriminação de mulheres e de meninas. De acordo com a ODS, está provado que empoderar feminino tem um efeito multiplicador e colabora com o crescimento econômico e o desenvolvimento.

Tino é também mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, no Distrito Federal. O projeto foi premiado em 2011 pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como O Melhor Programa de Incentivo à Leitura para Crianças e Jovens. E ele também participou de um webinar do Brazilian Publishers em 2020, falando sobre parcerias entre ilustrador e escritor durante a Feira do Livro de Frankfurt. Confira a gravação do vídeo aqui.

O autor tem mais de 20 livros publicados. Suas obras caracterizam-se pelo humor, a crítica social e o experimento com o suporte papel/folha/livro objeto enquanto importante elemento condutor da narrativa. Alguns de seus livros já foram publicados no exterior: “O Livro das Bolhas de Sabão” (2012) foi publicado no Taiwan, pela Grimm Press, como uma obra interativa que contrapõe o uso de tablets e propõe algo mais rústico, com crianças mexendo no papel; “Com que roupa irei para a festa do rei?” (Editora do Brasil), saiu na Argentina em 2019 pela Gerbera Ediciones; e “Quem quer brincar comigo?” (2011), que chegou em Portugal pela editora Faz de Conto.

Alguns dos seus títulos já receberam importantes prêmios, como o Prêmio Jabuti e o Selo Altamente Recomendável para Crianças, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Além disso, obras de Tino já  integraram seleções de destaque, como  o Selo DISTINÇÃO da Cátedra Unesco de Leitura PUC-RIO, Os 30 Melhores Livros do Ano, da Revista Crescer, Programa Nacional Biblioteca da Escola e Programa Nacional do Livro e do Material Didático e o Catálogo de Bologna.

Sobre a Série Autores Brasileiros

Em busca de incentivar o conhecimento sobre a literatura contemporânea brasileira, o Brazilian Publishers, projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), criou a série “Autores Brasileiros”, que traz informações sobre escritores nacionais da atualidade.

Sobre o Clube de Leitura ODS

É um projeto criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o apoio da  Associação Internacional de Editores (IPA), e está relacionado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização (ODS). Seu objetivo é usar livros como ferramenta que incentiva crianças entre 6 e 12 anos a interagirem com os princípios dos ODS. Como? Por meio da divulgação de uma lista de obras de várias partes do mundo e que abordam temas ligados aos ODS. 

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.