Sonhar Brasília: livro celebra os 60 anos da capital do Brasil e a língua portuguesa

Livro Sonhar Brasília
18/05/2020

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) presta homenagem à cidade de Brasília em livro infantojuvenil. “Sonhar Brasília” celebra os 60 anos da existência da capital brasileira e o primeiro ano que comemoramos o dia mundial da língua portuguesa com o reconhecimento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).  A publicação conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, da Unesco no Brasil e do Camões — Instituto de Cooperação e da Língua

O título tem previsão de lançamento para o segundo semestre e será distribuído de maneira gratuita nas escolas públicas do Distrito Federal, onde fica localizada a capital do Brasil. 

“Sonhar Brasília” reúne textos sobre a cidade de nomes de peso dos oito países da CPLP, são estes: João de Melo (Angola), Conceição Freitas (Brasil), Vera Duarte (Cabo Verde), Jorge Luís Mendes (Guiné-Bissau), Bienvenido Ebang Otogo Obono (Guiné Equatorial), Mia Couto (Moçambique), José Luís Peixoto (Portugal) e Tino Freitas (Brasil/Timor-Leste). 

O livro tem, ainda, prefácio do Secretário Executivo da CPLP, Embaixador Francisco Ribeiro Telles, e introdução do Secretário de Cultura e Economia Criativa do Governo do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues. 

No livro, o Secretário Executivo da CPLP escreve não ser um exagero afirmar que Brasília ocupa um lugar de destaque no imaginário da nossa Comunidade: “Não apenas pelo que representa como símbolo de um projeto inovador de desenvolvimento económico e social, mas também como exemplo concreto de convivência na diversidade”, afirma.

Por meio das homenagens, “Sonhar Brasília” retrata a diversidade linguística e cultural da Língua Portuguesa, com cerca de 260 milhões de falantes no mundo. O livro é um convite aos jovens leitores para uma viagem a bordo do português, na sua diversidade e riqueza de olhares sobre a também diversa e plural capital brasileira. 

Comunidade dos Países de Língua Portuguesa 

A CPLP é o foro multilateral privilegiado para o aprofundamento da amizade mútua e da cooperação entre os seus membros, os países Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, Timor-Leste.

Criada em 17 de Julho de 1996, a organização tem como objetivos gerais a concertação político-diplomática entre seus estados membros; a cooperação em todos os domínios e a materialização de projetos de promoção e difusão da língua portuguesa.

Atualmente, Cabo Verde tem a presidência da Comunidade. Angola assumirá a presidência desta organização multilateral após a próxima Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.