Torto Arado: obra desembarca nas prateleiras norte-americanas em breve

02/08/2022

Um absoluto fenômeno de vendas no Brasil e em todo o globo, “Torto Arado”, de autoria do baiano Itamar Vieira Junior, chegará em breve às livrarias de mais um país: os Estados Unidos. O sucesso, originalmente lançado em 2019 pela Todavia, editora participante do Brazilian Publishers — projeto de internacionalização de conteúdo editorial brasileiro realizado por meio de uma parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) —, teve seus direitos comprados pela casa americana Verso Books. A versão estadunidense foi traduzida por Johnny Lorenz e ganhou o nome de “Crooked Plow”. Um trecho da obra já está disponível na “The White Review”, de Londres.

Anteriormente, o livro já havia sido traduzido em diversos países pelo mundo, como na Itália, México, Peru, Eslováquia, Bulgária, Croácia, França, Alemanha, Colômbia e, agora, também nos EUA. Torto Arado é o campeão das três listas dos livros brasileiros mais vendidos da categoria obras de ficção em 2022, publicadas pela Nielsen-Publishnews em 2021. O título segue repetindo o feito em 2022, ocupando a primeira posição do ranking da mais recente lista publicada no dia 24 de abril. O livro teve quase 200 mil cópias físicas e digitais vendidas no Brasil desde o seu lançamento.

 A obra também foi tema de uma mesa redonda da 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo: o painel “Internacionalização da Literatura Brasileira: o Caso de Torto Arado” contou com a participação de Leandro Sarmatz, da Todavia; da gerente de relações internacionais do Brazilian Publishers, Fernanda Dantas; e Ricardo Sanchez Riancho, CEO da editora mexicana Textofilia.

O hit venceu, ainda, grandes prêmios literários, como o Jabuti e o Oceanos, ambos em 2020. Antes mesmo do seu lançamento no Brasil, o título também ganhou o prêmio Leya em Portugal, no ano de 2018. Além disso, a obra será adaptada para o audiovisual: a HBO Max produzirá uma série sobre o título brasileiro. A produção será dirigida pelo cineasta Heitor Dhalia e as filmagens serão iniciadas em 2023, ainda sem previsão de estreia.

Torto Arado

A trama da obra se baseia na realidade do sertão baiano e conta a trajetória das personagens Bibiana e Belonísia, duas irmãs que encontram uma faca antiga e misteriosa, guardada em uma mala debaixo da cama da avó. Um acidente acontece e a vida de ambas passa a ser interligada para sempre. Com uma prosa melodiosa, o romance conta uma história de vida e morte, de combate e redenção e aborda temas como escravidão e disputa de terra.

Sobre o Brazilian Publishers

Criado em 2008, o Brazilian Publishers é um projeto setorial de fomento às exportações de conteúdo editorial brasileiro, resultado da parceria entre a Câmara Brasileira do Livro (CBL) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). A iniciativa tem como propósito promover o setor editorial brasileiro no mercado global de maneira orientada e articulada, contribuindo para a profissionalização das editoras.