Turma da Mônica celebra cultura nipônica no especial “Lendas Japonesas”

Turma da Mônica Lendas Japonesas
30/07/2020

Firmando ainda mais sua proximidade com o Japão, o cartunista brasileiro Mauricio de Sousa lançou neste ano o especial “Turma da Mônica – Lendas Japonesas”, que celebra a cultura nipônica para crianças.

A obra, que também tem autoria do poeta André Kondo, chegou às livrarias brasileiras em janeiro deste ano. O título é uma parceria da Editora JBC e a Mauricio de Sousa Produções, e promove uma verdadeira viagem ao Japão sem sair de casa.

O especial reúne contos infantis do folclore japonês, conhecidos há séculos pelas crianças do país. Estes contos ensinam os valores da cultura oriental e, além dos personagens já conhecidos da HQ, também figura a dupla Tikara e Keira. Os personagens foram criados em 2008, quando Mauricio de Sousa celebrou o Centenário da Imigração Japonesa no Brasil através de suas histórias, e inseridos no elenco a partir da revista de n° 18.

Neste mês de julho, um evento online do projeto Japan House celebrou a obra com duas sessões de leitura online feitas por Kondo. Nos vídeos, que já estão disponíveis para audição e visualização na internet — assista abaixo —, o autor selecionou duas narrativas do livro para explorar: Momotaro e O Coelho da Lua, que ensinam às crianças sobre amor, amizade, colaboração, compartilhamento de saberes e generosidade.

Mauricio de Sousa e o Japão

Natural de Mogi das Cruzes, cidade no interior de São Paulo, Mauricio iniciou sua relação com o Japão já muito cedo. Por conta dos diversos imigrantes japoneses na cidade, o cartunista teve contato com a cultura japonesa, aprendendo um pouco da língua e a cultura local.

Hoje, casado com uma descendente de japoneses, Mauricio mantém uma relação ainda mais próxima com o país. Em 2013, o desenhista recebeu a “Ordem do Sol Nascente, Raios de Ouro com Roseta”, uma honraria criada em 1875 pelo imperador do Japão e concedida para estreitar laços entre o país e o Brasil.

Além de contar histórias baseadas na cultura nipônica para jovens brasileiros, Mauricio de Sousa também abriu no Japão a Mauricio Produções Japan, que leva suas histórias às crianças japonesas. O autor brasileiro é amigo de nomes como Shintaro Tsuji, presidente e fundador da Sanryu, a empresa da Hello Kitty; e Osamu Tezuka, considerado o pai do mangá.

Em 2019, a Mauricio de Sousa Produções lançou o quadrinho “Como Preparar Seu Filho Para Estudar no Japão”, com os personagens da Turma da Mônica para contar a história.

O Brasil é o país com mais japoneses no mundo depois do Japão. Interessante, não?

Sobre a Turma da Mônica

Uma das séries em quadrinhos mais conhecidas e amadas no Brasil, a Turma da Mônica foi criada em 1959 por Maurício de Sousa, e tinha como personagens principais Franjinha e seu cão Bidu. O resto da turma surgiu apenas na década de 60, quando as tirinhas de jornal começaram a se popularizar.

Hoje, a história saiu dos quadrinhos e já virou livros, parque temático, desenhos de televisão e até filme. Recentemente, falamos com Lu Cafaggi, uma das mãos por trás de “Turma da Mônica – Laços”, que chegou aos cinemas em 2019 — leia aqui.