Prêmios

Prêmio Jabuti: Categoria Livro Brasileiro publicado no Exterior
O Prêmio Jabuti é o mais tradicional prêmio literário do Brasil criado em 1959. Em 2018, o Prêmio Jabuti passou por uma alteração em seu formato, com as então 29 categorias sendo reduzidas para 18, distribuídas em quatro eixos. Além disso, também alterou a categoria “Livro do Ano” (que até então premiava dois livros, um de ficção e um de não ficção), passando a premiar apenas um livro, independente do gênero.

As editoras internacionais que publicam livros brasileiros podem se inscrever na categoria Livro Brasileiro Publicado no Exterior do Prêmio Jabuti. A tradicional premiação é promovida há 60 anos pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e tem o apoio do Brazilian Publishers. A categoria foi incluída na premiação em 2017 e abrange livros de quaisquer gêneros lançados no exterior, de autores brasileiros natos, naturalizados ou estrangeiros que possuem residência permanente no Brasil, em primeira edição. Os interessados devem se inscrever no site e enviar a obra completa, da capa à quarta capa, incluindo página de rosto e/ou página de copyright com ano de publicação da primeira edição, ficha catalográfica, miolo e colofão.

Em 2017, o grande vencedor desse eixo foi a edição da Penguin Random House UK da obra “Um Copo de Cólera”, do autor Raduan Nassar. Em segundo lugar, ficou “Enigmas da Primavera” publicado pela editora Dalkey Archive Press com autoria de João Almino e em terceiro “O Irmão Alemão”, do Chico Buarque, divulgado pela Penguin Random House UK, de Bezige Bij.

Regulamento - Prêmio Jabuti 2020
Anexo I - Fomento à leitura
Anexo II - Livro brasileiro publicado no exterior